Em tempos de crise, fidelizar clientes é questão de sobrevivência.

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O assunto do momento nos meios de comunicação e redes sociais é a crise política e econômica do país. Isso tem tirado o sono dos empresários, assim como dos profissionais de vendas, já que a perspectiva para 2015 não é das mais animadoras. Nesse cenário, torna-se imperativo o empenho na manutenção dos clientes conquistados pelas empresas. Primeiro porque as campanhas de prospecção exigem investimentos muito maiores  do que as de fidelização de clientes. Segundo, porque clientes fiéis geram lucros ao longo da relação comercial e são menos sensíveis a “preço”, ou seja, questões como confiança, qualidade nos produtos e serviços, prazos de entrega, entre outras, são ponderadas pelos clientes na hora de trocar de fornecedor. 

           Os atributos citados acima podem se tornar ainda mais fortalecidos quando há um verdadeiro interesse da empresa na satisfação, no relacionamento e na fidelização dos clientes.

O pós-venda é uma ferramenta que contribui de forma efetiva nesse processo de fidelização. Inicia-se após o cliente efetuar a compra do produto ou serviço e começar a utilizá-lo. O foco é entender como o produto foi absorvido e como é aceito e preparar o cliente para sua próxima compra.  

            Não confunda fidelização com satisfação. Fidelização é quando o cliente identifica-se com a empresa, pois ela preocupa-se em ir além de oferecer produtos e serviços que atendam suas necessidades. Para fidelizar, é preciso criar um vínculo entre o consumidor e  a marca. É uma relação de longo prazo. Já a satisfação é um sentimento imediato que o cliente sente ao comprar um produto específico, ou quando é bem atendido; por isso é imprescindível que a empresa invista em ações de aproximação e pós-venda, para que essa situação de satisfação torne-se o status de fidelização.

             A ABC Consultores trouxe algumas dicas para você melhorar o pós-venda e fidelizar seus clientes.

             1. Entre em contado direto com o cliente, sempre questionando sobre o grau de satisfação com os produtos e serviços da empresa e se disponibilizando para esclarecer possíveis dúvidas;

             2. Se ouvir uma crítica ou problema, seja ágil. Resolva o mais rápido possível, mostre-se interessado e disposto a ajudar;

             3. Cumpra o que promete. Entregue as encomendas no prazo combinado e quando o cliente recebê-la, entre em contato para saber se o produto foi entregue em perfeito estado; 

            4. Não “robotize” o sistema pós vendas. Tenha um atendimento personalizado. Isso mostra maior interesse pelos problemas do cliente e que você está aberto a ouví-lo e a aceitar sugestões;

             5. Nunca repasse problemas internos para o cliente;

             6. Seja criativo e procure contagiar sua equipe para que a fidelização dos clientes faça parte do dia a dia de todos os colaboradores, independente do setor que trabalham.

             Ótimas vendas!

             

            FONTE Adaptado de:   midiatismo.com.br

 

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