Expectativa de pequeno crescimento nas vendas de fim de ano

O fim do ano é um dos períodos mais importantes e aguardados pelo comercio varejista, pois com o 13º salário e as festividades dessa época, o esperado é que as vendas cresçam.  Contudo, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção de crescimento nas vendas deste ano será de 2,6%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Essa previsão de baixo crescimento fecha um ano em que se observou uma desaceleração nas vendas por conta  da Copa do Mundo no primeiro semestre e das eleições presidenciais de outubro e novembro, além do cenário econômico marcado pela alta nos juros, queda na confiança por parte dos consumidores e crédito mais restrito.

Nesse sentido, para a Consultora Adriana Bastos, da ABC Consultores, teremos um final de ano de desafios para o comércio varejista. Sabendo que o consumidor está cada vez mais informado e exigente, os pontos de venda terão de se reinventar, se profissionalizar e utilizar ferramentas de vendas e comunicação que atraiam e fidelizem de fato seus clientes.

Não temos mais espaço para equipes despreparadas e desmotivadas: cada cliente que entra na loja é uma oportunidade única de fazer a diferença nas vendas. Por essa razão, os empresários que desejam se destacar nas vendas precisam:

- preparar sua equipe de vendedores: realize treinamentos técnicos e comportamentais, incluindo técnicas de negociação e vendas, atendimento ao cliente, workshops de produtos, marketing pessoal, etc.;

- premiar bons colaboradores: faça uma campanha de final de ano incentivando boas práticas em atendimento e vendas, oferecendo uma premiação para aqueles que se destacarem;

- preparar sua loja para vender: estoque de produtos, vitrine, iluminação, decoração natalina e promoções de vendas são algumas ações que atraem clientes. Brindes e programas de fidelidade fortalecem o relacionamento e facilitam o retorno à loja;

- divulgar sua loja em mídias adequadas ao seu segmento: internet, jornal local, rádio, flyers e patrocínios de eventos são alguns meios de comunicação que chamam a atenção do consumidor para seu estabelecimento. Atenção: para escolher a mídia adequada é necessário estudar o público de interesse e levar em conta o orçamento que a empresa dispõe para tal ação.

Boas vendas!

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