Dificuldades para se comunicar? Confira essas dicas

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A revista Você S/A publicou uma matéria que ajuda empresários e líderes a evitar conflitos e desgastes improdutivos e desnecessários em suas equipes. A reportagem defende que a informação deve ser bem transmitida e bem interpretada. Veja aqui como aprimorar a sua capacidade de comunicação:

1) Foco no objetivo

Foque no objetivo final para que a discussão seja rápida e gere resultado, revelando em poucas frases o que será tratado na conversa.

2) Inclua “o outro” na conversa

Para ajudar o interlocutor a se comprometer e demonstrar mais atenção, mostre que ele faz parte da discussão, usando sempre o pronome “nós”.

3) Demonstre respeito

Em conversas mais delicadas, evite a agressividade e demonstre que também está disposto a ouvir. Olhe nos olhos de seu interlocutor e leve os argumentos dele em consideração.

4) Esclareça o assunto

Confirme o que entendeu e faça perguntas para esclarecer se você interpretou corretamente o que foi dito.

5) Preste atenção a cada detalhe

Dê sinais de que está prestando atenção, essa é uma qualidade importante do comunicador. Olhe para a pessoa que está falando e não interrompa – essa é uma maneira de evitar a distração.

6) Cuidado com o tom

A interpretação das pessoas não depende apenas do que você fala, mas também da forma como se fala. Atente-se ao tom das conversas.

7) Fique atento a sua linguagem corporal

Cuide da sua postura, da sua fisionomia e dos seus gestos, pois eles também dizem muito enquanto você se comunica.

8) Faça críticas produtivas

Foque no comportamento ou atitude inadequada, não faça críticas pessoais. Não mudamos a personalidade de outras pessoas, mas podemos ajudá-las a evoluir através de sugestões objetivas e impessoais.

9) Exemplifique

Não generalize. Dê exemplos para reforçar o que está argumentando; isso evita a imprecisão e reforça o entendimento.

10) Construa frases usando “e” em vez de “mas”

Quando fazemos um elogio e logo em seguida falamos “mas”, o interlocutor desconsidera o elogio feito e foca na crítica que veio depois. O melhor é construir frases unidas pela conjunção “e”, que emendam uma sugestão após a crítica. A outra pessoa ouve sua opinião com mais tranqüilidade dessa maneira.

11) Seja assertivo

Evite problemas de comunicação adotando uma postura assertiva. Não fique na defensiva, explore os diferentes pontos de vista e argumente.

12) Saiba o momento de silenciar

Não seja apressado, o silêncio permite ganhar tempo para processar o que foi dito e organizar os pensamentos antes de uma resposta inadequada.

13) Pratique a empatia

Cada um tem valores e pontos de vista diferentes. Coloque-se no lugar do outro para imaginar como ele vai encarar determinados atos e informações.

Adaptado Revista Você S/A

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