Tecnisa: exemplo a ser seguido nas redes sociais

Nenhuma outra construtora brasileira faz tanto sucesso nas redes sociais quanto a Tecnisa. Engajamento, relevância de conteúdo e segmentação comportamental são as palavras chave para alcançar R$ 20 milhões de reais em vendas, só pelo Facebook, em um único empreendimento: o bairro planejado “Jardim dos Perdizes”. A estratégia foi focada no relacionamento – já que se trata de uma rede social – e não em vendas diretas. Para cada R$ 1,00 investido, a construtora obteve R$ 56,00 de ROI (retorno sobre o investimento).

O grande desafio na campanha foi convencer seu público a residir em uma região que não conheciam. Para isso, a empresa investiu em conteúdo específico, através de ferramentas do Facebook que ajudaram a identificar características comportamentais. Mais de 600 posts também foram criados, além de seis mil anúncios criativos. O resultado foi de 70% das vendas já na primeira fase do empreendimento.

Para garantir um retorno desse tamanho, a Tecnisa baseou suas ações em elementos do comportamento das pessoas que seguiam o novo empreendimento. Ao invés de focar no perfil sócio-econômico, a companhia buscou identificar hábitos e, a partir disso, comunicar benefícios do novo empreendimento à vida dos futuros moradores – nesse caso a possibilidade de se ter maior qualidade de vida morando ali.

“Qual mensagem gera mais impacto para alguém que possui poder aquisitivo para comprar um apartamento no Jardim dos Perdizes: more no bairro planejado mais moderno de São Paulo, ou, se você gosta de cinema, que tal morar próximo ao Shopping Bourbon, que possui as salas mais modernas? Se identificamos que o usuário se encaixa no perfil de renda e gosta de cinema, não importa se ele é um auditor, investidor ou empresário. Vou atuar com ele a partir do seu comportamento”, complementa o Gerente de Mídia Online da Tecnisa. Esse modelo gera maior relevância e engajamento para os fãs de sua marca.

Um dos segredos do sucesso nas redes sociais é não ser diretamente comercial, o primeiro passo é interagir com seu público, fortalecendo o relacionamento. A receita tem dado resultado à empresa: atualmente 40% de todo o faturamento da construtora vem do meio digital. É claro que a marca já tem força no mercado, o que facilita muito o processo. Uma prova disso é que a maioria das pessoas que compram, não visitam um stand de divulgação ou procuram um corretor.

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Mas afinal, como obter credibilidade para sua marca? Características como  transparência, ética e responsabilidade ajudaram a Tecnisa a ganhar credibilidade no mercado e podem fazer o mesmo por pequenas, médias e grandes empresas que pretendem usar as redes sociais como fonte de relacionamento e negócios.

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