O MARKETING VIRAL nas redes sociais. Afinal, o que é isso?

Já pensou o que seria da sua vida hoje sem a internet? E sem as redes sociais? Nas principais, Facebook, Twitter e Youtube, o que vemos diariamente são ideias criativas de várias empresas que atrelam suas marcas à elas, com o objetivo de aumentar o seu valor perante seu consumidor. Esse tipo de abordagem é conhecido como marketing viral e está nas mídias sociais como uma das formas de publicidade mais eficientes.

Bons exemplos de marketing viral são as ações feitas pela empresa Kibon, entituladas  “Corrente da Felicidade” e “Gargalhômetro” (assista abaixo). A proposta era fazer algo que mobilizasse pessoas comuns, em meio ao estresse e à correria do dia a dia. Na primeira ação, a Kibon instalou câmeras em uma loja de conveniência e, quando o consumidor pegava um sorvete e ia ao caixa pagar, a atendente dizia que o sorvete já estava pago. Em seguida, a atendente perguntava para o sortudo que ganhara o sorvete se queria deixar um sorvete pago para um desconhecido. Nesta ação, 97% das pessoas deixaram outro sorvete pago.

Na segunda ação de marketing viral, foi criada uma máquina que compartilhava a felicidade. Em uma rua com nome de Felicidade, localizada em Pirenópolis-GO, foi instalada uma caixa gigante com o nome de “Gargalhômetro”. Os moradores, aos poucos, iam se aproximando, até que o primeiro morador resolveu testar e falar no microfone, que estava na frente da caixa. Foi só isso acontecer para que os demais moradores participassem da diversão.

O projeto foi ao encontro da necessidade humana em pensar no próximo e ser menos egoísta, e alcançou seu objetivo inicial. Ao todo, mais de um milhão de pessoas foram impactadas ao assistirem os vídeos lançados na rede, que têm a assinatura da agência New Content, em parceria com a Fbiz.

Esta entrada foi publicada em Aconteceu e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>