No passinho do volante

Marca conceituada por seus carros de luxo e de alto padrão, a montadora alemã Mercedes-Benz pegou carona no funk para protagonizar o comercial de seu novo modelo, o CLASSE A, o que gerou várias críticas, discussões e polêmicas nas redes sociais. A peça principal da campanha publicitária é um vídeo, que foi lançando no youtube e TV aberta com MC Federado e os Leleks cantando e dançando funk ao refrão de “Ah, Lelek, Lek, Lek”. Em menos de 24 horas, ele se tornou um viral, principalmente ente os mais jovens e ainda continua sendo muito visto na rede. Até hoje ele teve mais de 2 milhões de visualizações.

Na produção, o carro faz várias manobras e mostra todo seu potencial e dirigibilidade. O foco principal da campanha é comunicar as novas tecnologias disponíveis no veículo: “Nada melhor do que poder girar o volante de um lado para o outro e contar com toda a segurança do novo Classe A: tecnologias como o Steer Control e o Adaptive Brake garantem precisão e estabilidade mesmo em condições de pista molhada” (fonte www.mercedes-benz.com.br/classea/).

A ação quis chamar a atenção do público jovem, apresentando o novo modelo como mais agressivo, moderno e audacioso. A maneira como o vídeo foi divulgado também gerou pontos negativos e, de um modo geral, os usuários comentaram que a forma não tinha sentido, muito menos a utilização daquela música, um exemplar de um ritmo musical tido como subcultural pelo seu público tradicional.

Fãs da montadora BMW satirizaram no youtube a concorrente, produzindo vários vídeos em que os usuários escolhiam a trilha sonora para o seu BMW. Diversos ritmos podem ser conferidos, desde músicas eletrônicas até clássicos do rock and roll. No final do vídeo, a pergunta é sempre a mesma: O que você esperava? Um funk?.

Ainda não há condições de avaliar o resultado da ação para a montadora devido ao pouco tempo de exposição. O que podemos concluir é que as redes sociais estão atingindo públicos inimagináveis até então. Saindo da tevê tradicional, as grandes empresas estão apostando cada vez mais em campanhas e comerciais através da internet. Mesmo assim, é preciso tomar cuidado com a forma com que sua empresa é exposta e vista perante seu público. Coincidentemente ou não, o vídeo disponível no site da empresa para o novo CLASSE A é o mesmo, mas com outra trilha sonora.

Esta entrada foi publicada em Saiu na Mídia e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>