Marketing Cultural: Campanhas e ações de carnaval

A folia está chegando e, como sempre, movimentando o país, que não é só o do futebol, mas também o da maior festa de carnaval do mundo.

As marcas, que não são bobas nem nada, já buscam associar seus produtos e serviços à ocasião, se posicionando, geralmente, de modo muito leve e divertido. Realmente, é preciso criar um clima animado e dançar no ritmo da música, que no caso é o samba.

Um tipo de campanha bastante comum nesta época são as de conscientização, as quais nem sempre usam um tom “leve”, como foi dito. Muitas vezes a intenção é justamente chocar para comover e, consequentemente, atingir o objetivo proposto.

Campanhas contra a AIDS e a favor do sexo seguro, campanhas contra a violência e em prol à segurança redobrada nas ruas, campanhas que alertam sobre os cuidados no trânsito e até aquelas que defendem uma festa sem preconceito costumam ser lançadas agora, enquanto a população ainda se prepara para curtir.

As peças a seguir são alguns exemplos:

Marcas comerciais também agem com agilidade para fixar sua mensagem na mente do consumidor a tempo. Para elas uma opção interessante, além das campanhas de publicidade, é investir em ações, produtos e outros lançamentos especiais para o Marketing Cultural do carnaval brasileiro.

A Duracell, por ezemplo, criou a Duracell Energy Drink, bebida energética que é distribuída em Salvador durante os dias de folia.

Já a Greendene lançou no ano passado o kit “Folia Ipanema”, que contava com um par de sandálias, máscara, serpentina e confete, tudo dentro de uma bolsa personalizada. Olha só que bacana:

Enquanto algumas empresas vão fazer só o básico, outras irão enxergar novas oportunidades e investir no que é inovador. O carnaval é tão de cheio de possibilidades, porque então fazer só o banal e sem criatividade? Vá além da decoração da vitrine e dos panfletos promocionais. Dentro da sua realidade (claro) procure expandir o ritmo de festa e chamar a atenção com soluções inusitadas ou, pelo menos, origianais.

Monte kits, coloque uma pequena roda de samba no lugar dos manequins na vitrine, promova eventos com o nome de sua marca, enfim, vá além e articule melhor o seu Marketing Cultural!

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