Calendário do varejo 2013 comentado para pequenas empresas

Quais são suas expectativas para 2013?

Ainda estamos em janeiro, mas as expectativas para o decorrer do ano já estão a mil. Há ótimas oportunidades para aquecer as vendas vindo por aí, mas também há muitos desafios para serem vencidos com relação à concorrência e as dificuldades financeiras dos consumidores.

Por isso, não para dormir no ponto! É preciso se planejar e já ir levantando recursos para aproveitar ao máximo os melhores períodos para o seu negócio.

A seguir nós separamos as datas mais relevantes de 2013 que podem ser úteis, sobretudo, às pequenas empresas. Acompanhe, programe-se e conte com a Consultoria em Marketing da ABC Consultores!

Calendário do Varejo 2013

Janeiro

O mês já está acabando, mas ainda reserva algumas datas interessantes:

  • 24, Dia do Aposentado: Dar uma atenção especial aos aposentados pode ser uma maneira interessante de se posicionar. Dê descontos em suas compras, envie lembranças e agradeça-os pela confiança depositada;
  • 30, Dia da Saudade: As pessoas não costumam se lembrar dessa data, mas que tal divulgá-la e incentivar seus clientes a presentearem pessoas queridas que estão longe, por exemplo?

Fevereiro

  • 19, Dia do Esportista: Bom momento para lojas de artigos esportivos se posicionarem junto ao seu público e mercado, ou mesmo lojas de fitness e moda esporte;
  • 24, Carnaval: Busque criar apelos diferenciados com relação ao período da folia, uma vez que a briga por atenção durante o mesmo é grande.

Março

  • 02, Dia Nacional do Turismo: Para quem atua no segmento vale oferecer preços e destinos especiais para pacotes adquiridos nessa data. Já para as demais lojas, uma boa pedida é fazer promoções nas quais na compra de um determinado item o cliente concorre a uma “superviagem”;
  • 08, Dia da Mulher: Promoções, novos produtos, campanhas diferenciadas, decoração, atendimento personalizado, tudo isso cai muito bem nessa ocasião ligada às meninas, mães, esposas, filhas, empresárias e sonhadoras;
  • 15, Dia da Escola: Papelarias têm aqui uma oportunidade interessante de promover pequenas feiras e exposições escolares, além de explorar ofertas atrativas a estudantes e às próprias escolas;
  • 15, Dia Mundial do Consumidor: Baixe preços, promova liquidações com esse mote, envie agradecimentos, enfim, busque encantar quem faz o seu negócio acontecer.

Abril

  • 08, Páscoa: Tudo o que for de chocolate merece destaque. Envolva o público, desperte ainda mais o desejo dos chocólatras, resgate também mensagens religiosas se isso for pertinente para o seu caso e presenteie seus clientes com brindes de chocolate, por que não? Eles vão se derreter;
  • 08, Dia Mundial do Combate ao Câncer: Aderir a causas como essa pode ser válido para o seu posicionamento. Pense e decida se vale a pena ou não fazer referência de alguma forma a essa data.

Maio

  • 13, Dia das Mães: Já vá pensando no que será feito para se destacar em meio a enorme concorrência em torno dessa data, uma das mais importantes do Varejo nacional.

Junho

  • 05, Dia da Ecologia: Divulgue o respeito e as ações da sua empresa para com o meio ambiente. Dê início a novas campanhas de caráter ambiental e explore produtos de origem sustentável;
  • 12, Dia dos Namorados: O que os casais mais desejam nessa data? Adiante pesquisas sobre o comportamento de seus clientes e acerte no alvo, ou melhor, no coração dos apaixonados, quando o clima romântico começar a se sobressair;
  • 21, Início do Inverno: Intensifique a caracterização das vitrines, dê início a promoções de aquecer os desejos dos consumidores, evidencie produtos que caem melhor com o tempo frio e anuncie uma estação repleta de surpresas suculentas.

Vitrine de inverno

Julho

  • 13, Dia do Rock: Não é só quem trabalha com música que pode aproveitar a ocasião. Quem atua nos segmentos da Moda e Beleza também pode desenvolver apelos baseados em roupas, acessórios e makes de estilo mais “rocker”;
  • 26, Dia da Vovó: Valorize produtos, presentes e mensagens especiais para senhoras. Faça isso criando uma atmosfera de aconchego e carinho.

Agosto

  • 11, Dia da Televisão: Intensifique os esforços voltados à venda de aparelhos de TV. Explore diferentes marcas e recursos e ofereça condições especiais de pagamento;
  • 12, Dia dos Pais: Outra data muito concorrida do calendário do Varejo 2013. Para lidar com ela, busque conhecer bem o perfil de seus clientes e oferecer produtos e serviços que estejam adequados às suas necessidades e comportamento em particular. Personalização: essa é a palavra!

Setembro

  • 15, Dia do Cliente: Mande lembranças, mensagens e brindes a quem é tão importante ao seu negócio. Ofereça também meios de pagamentos facilitados e anuncie novidades que têm a ver com seus gostos (os quais você já conhece);
  • 23, Início da Primavera: É o momento de apresentar uma nova estação repleta de inspirações e produtos propícios à temporada das flores, da leveza e da beleza. Deixe que o colorido floral se esparrame pela sua comunicação visual e toda decoração.

Outubro

  • 12, Dia das Crianças: Vá desde já pesquisando quais são os itens mais desejados pelos pequenos hoje em dia. Suas preferências mudaram muito e é fundamental que suas ofertas e apelos estejam adequados a elas, sobretudo nesse disputado mês;
  • 31, Dia das Bruxas: Embora não faça parte da tradição brasileira, o Halloween já foi bem assimilado pelos nossos jovens. Por isso, explore a data de forma divertida, ousada e interativa. Quem trabalha com Moda pode, por exemplo, se focar nos looks mais darks.

Novembro

  • 02, Dia de Finados: Sobretudo as floriculturas devem se preparar para o aumento da demanda;
  • 20, Dia Nacional da Consciência Negra: Marcas segmentadas ou com produtos voltados à beleza negra podem e devem se posicionar com propriedade frente a esse dia, ressaltando valores, estilos, cuidados e ações próprios a esse público;
  • 28, Dia Mundial de Ação de Graças: Lojas de artigos religiosos e mesmo lojas de departamentos que contam com esse tipo de produto podem aproveitar a data ressaltando para seus clientes materiais relevantes ao tema em questão.

Dezembro

  • 25, Natal: Como foram suas vendas no ano passado? Avalie os resultados e procure otimizar os pontos de acerto e evitar os equívocos.
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