As 10 marcas mais valiosas de 2012 – Destaque para empresas de tecnologia

Fim e começo de ano são a época das listas. As mais bem-vestidas, os mais ricos, as melhores campanhas e, claro, as marcas mais populares.

Quem não gosta de conferir esses rankings? Há até quem torça por algumas pessoas ou companhias. Em nosso caso, como uma Consultoria em Marketing, o que interessa mesmo é conferir a classificação relacionada ao desempenho das empresas e marcas no Brasil e ao redor do mundo. Por isso, hoje trouxemos as 10 marcas mais valiosas de 2012 elencadas pelo estudo anual da consultoria de branding Interbrand.

O que é curioso observar é a grande presença de organizações do setor de Tecnologia, o qual cresce cada vez mais e conquista mesmo os mercados mais heterogêneos. Das 10 marcas relacionadas, 5 atuam nesse setor.

Os 3 principais aspectos considerados pela Interbrand como contribuintes para o valor de uma marca foram:

  1. Desempenho financeiro dos produtos ou serviços;
  2. Papel que a marca exerce ao influenciar a escolha do consumidor;
  3. Poder da marca em comandar um preço premium, ou garantir os lucros da companhia.

O TOP 10 (“bi” em dólares)

1. Coca-Cola: A empresa se mantém no topo da lista pelo 13º ano consecutivo. No entanto, sofrendo uma variação positiva de apenas 8%, ela não fica à frente da segunda colocada com muita vantagem.

10 marcas mais valiosas 2012

2. Apple: Saindo da oitava posição em 2011 para agora desbancar a IBM do 2º lugar, a marca de Steve Jobs obteve uma valorização de 129%, se tornando o grande destaque do ranking.

10 marcas mais valiosas 2012

3. IBM: A pequena valorização de 8% não foi o suficiente para manter a empresa na segunda colocação em 2012.

10 marcas mais valiosas 2012

4. Google: Com 26% de crescimento, a Google se manteve no 4º lugar.

10 marcas mais valiosas 2012

5. Microsoft: Sofrendo uma desvalorização de 2%, a marca caiu duas posições.

10 marcas mais valiosas 2012

6. General Electric: Caindo da quinta posição em 2011 para a 6ª, a GE avançou ainda 2%.

10 marcas mais valiosas 2012

7. MdDonald’s: Também sofreu queda de um posto, mas valorizou 13% sua marca.

10 marcas mais valiosas 2012

8. Intel: Mais uma empresa que desceu um degrau no ranking, mas que, porém, conseguiu ainda 12% de projeção.

10 marcas mais valiosas 2012

9. Samsung: Crescendo 40% a marca, que em algumas categorias de produtos vem para bater de frente com a Apple, teve um ótimo desempenho ao sair da décima sétima colocação em 2011 para ocupar agora a 9ª.

10 marcas mais valiosas 2012

10. Toyota: Fechando a lista, a marca do setor Automitvo subiu uma posição ao ser valorizada em 9%.

10 marcas mais valiosas 2012

Para conferir a lista completa das 100 marcas mais valiosas de 2012 basta clicar AQUI!

Esta entrada foi publicada em Marca e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>