Tendências de marketing 2013: Fique por dentro

Ele vem vindo aí, mas você já está preparado para o próximo ano?

Para se destacar e vender sempre mais é essencial estar conectado com às mudanças trazidas pelos novos tempos, as quais atualmente acontecem com cada vez mais velocidade. “Conectado”, aliás, é uma boa palavra, porque já se tornou impensável a vida contemporânea sem a internet, as novas tecnologias e ferramentas.

Sim, esses fatores passaram a ser vitais na atuação das empresas, que agora, mais do que nunca, devem saber aproveitá-los da melhor maneira em suas ações.

Já preparou seu Planejamento para o ano que vem? Então, se “arme” ou reveja o que foi definido diante das tendências de Marketing 2013:

Tendências de Marketing 2013

Sua empresa já proporciona experiências “móveis” a seus clientes? Então é hora de pensar no assunto e em outras tendências de Marketing 2013!

  • Wi-fi no ponto de venda: É uma medida simples, mas que muitos restaurantes, bares e lojas, por exemplo, ainda não tomaram. Oferecer acesso à internet aos clientes via wi-fi deixará de ser um diferencial para se tornar algo essencial aos estabelecimentos, afinal, hoje as pessoas querem estar conectadas o tempo todo e quem oferecer essa facilidade tenderá a conquistá-las;
  • Conteúdo personalizado: Como já dizia o ditado “conteúdo é rei” e agora quanto mais personalizado melhor. Com a internet foi viabilizada uma quantidade infinita de informações e apelos frente aos quais os consumidores acabam se perdendo. O que é realmente do seu interesse? O que prende sua atenção e os aproximam de sua marca? É isso o que importa e é isso o que sua empresa deve buscar oferecer ao seu público por meio da indicação de listas de leituras ou produtos criadas a partir do que cada usuário posta em suas redes sociais, dos conteúdos que mais lê em seu site, das compras anteriores que realizou, entre outros hábitos identificados;
  • Experiências mobile: O crescente uso de smartphones obrigou as empresas a pensarem mais no chamado Mobile Marketing, prática que ainda engatinha no Brasil. Um site que não está devidamente preparado para dispositivos móveis gera irritação por parte dos usuários e uma imagem negativa à marca. Porém, em 2013, mais do que acessar sem problemas sites nos “celulares inteligentes”, as pessoas esperam ter experiências práticas e produtivas, independentemente da hora e do lugar onde elas se encontrem. Elas querem informações em tempo real, mais conteúdos interessantes para consumirem em seus aparelhos e a possibilidade de comprarem por meio deles também! Além de lojas virtuais e canais de notícia mobile (funcionais), os aplicativos personalizados são outra solução que as empresas devem dese. Anvolver e disponibilizar.

Outras tendências de Marketing 2013:

  • Força dos mercados emergentes: Se até há pouco tempo a cultura e os produtos vindos de mercados como o Brasil, a China e a Rússia eram de certa forma menosprezados, em 2013 a história será outra. Parte das chamadas “celebration nation”, esses mercados deverão ser mais valorizados, exportando seu estilo e história para o resto do mundo. Diante disso é interessante que sua empresa também dê valor a esse “universo emergente”, criando parecerias estratégicas provenientes daí e dando destaque à suas produções;
  • Responsabilidade, comprometimento e clareza: No próximo ano, mais do que nunca, as marcas terão de priorizar valores éticos e ambientais por meio não só de ações pontuais, mas, sobretudo, de uma postura consistente que comprove de modo concreto o que tem sido em prol a uma sociedade ou a um mundo melhor. Isso mesmo, já não bastará aquele lugar-comum de “não ter nada a esconder”. Muito mais que isso, as empresas deverão se esforçar para mostrar e provar o que fazem proativamente, sustentando uma imagem comprometida e realmente clara. A Natura é um exemplo disso. A brasileira fabricante de cosméticos que disponibiliza em seu relatório anual uma lista com todos seus objetivos socioambientais, categorizou metas “redução de consumo de água”, “tempo de treinamento de funcionários” e “diminuição de resíduos sólidos” como “não alcançadas”. Diante disso a marca ajustou as mesmas para a lista de 20;
  • Engajamento dos consumidores: Como forma de responsabilidade com a causa que assumem, as organizações deverão passar a integrar os consumidores como agentes fundamentais no cumprimento de objetivos socioambientais, exigindo também deles uma postura engajada e colaborativa;
  • Marketing Esportivo: É e, claro, continuará sendo tendência em 2013. Há apenas 1 ano da Copa do Mundo as empresas irão intensificar ainda mais suas campanhas relacionadas ao contexto esportivo.

Saiba mais sobre as tendências de Marketing 2013 e confira exemplos nesta matéria da Exame.com.

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