Menos otimismo em novembro, é o que revela o Índice de Confiança do Consumidor

Neste momento em que estamos próximos da data mais vantajosa para o Varejo nacional, é muito importante que fiquemos atentos aos temas que têm a ver com o consumidor, seus comportamentos e expectativas.

Por isso, fique por dentro dos resultados mais recentes levantados pelo Índice de Confiança do Consumidor, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com os dados do ICC de novembro ante ao mês anterior, o consumidor brasileiro está menos confiante na economia. A pesquisa realizada em mais de 2 mil domicílios, localizados em 7 capitais do país, revelou que o indicador sofreu uma queda de 1,4% ao passar de 121,7 pontos em outubro para 120,0 pontos no mês passado.

O Índice da Situação Atual (ISA), que compõe os cálculos, variou -0,7% ao sair de 137,7 para 136,7 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,9 %, passando de 113,8 para 111,6 pontos, – o menor nível desde fevereiro deste ano (108,3 pontos)!

Nos dois meses anteriores a satisfação dos consumidores com relação ao estado geral da economia vinha aumentando, porém, entre outubro e novembro ela voltou a cair. A parcela que avaliou a situação atual como boa diminuiu de 24,9% para 24,7% e a dos que a julgaram ruim aumentou de 20,3% para 22,0%.

Além disso, frente aos próximos meses as expectativas também não se mostraram animadoras. Os consumidores que projetaram melhora da situação econômica geral diminuíram de 34,0% para 32,6%, e os que afirmaram esperar piora aumentaram de 11,7% para 14,1%.

Saiba mais e planeje suas ações para contornar os desafios de venda!

Confira a seguir as explicações e outros detalhes dados por Viviane Seda, Coordenadora de Sondagens de Expectativas do Consumidor:

 

Esta entrada foi publicada em Dicas e Tendências e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>