As expectativas do comércio para o Natal 2012. Você está confiante?

Um mercado consumidor em grande parte comprometido com as dívidas geradas ao longo do ano. É, sobretudo, esse o desafio que o Varejo terá de enfrentar para vender mais no Natal 2012.

De acordo com Carlos Thadeu de Freitas, chefe da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o período mais vantajoso para os negócios não será tão fácil para os lojistas neste ano. Uma das principais razões diz respeito às medidas do governo de redução do IPI, que fizeram o consumidor antecipar suas compras.

Na opinião do economista, o Varejo terá de utilizar muitos recursos de persuasão para levar o consumidor às compras de fim de ano, como promoções e formas de pagamento facilitadas.

“Estamos falando de um mercado de trabalho aquecido, mas mais fraco, e de um consumidor que já comprometeu renda com parcelas de eletrodomésticos e carro. Vai ser o Natal da lembrancinha”.

Por outro lado, uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil revelou que 60% dos comerciantes esperam por vendas de Natal maiores do que as de 2011. No levantamento, que ouviu empresários das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal, 36% dos entrevistados afirmaram que acreditam em um crescimento de até 10%. Uma parcela de 31% já se mostrou bem mais otimista ao informar que espera vendas 20% maiores. Outros 24% dos varejistas revelaram que suas expectativas são de vendas iguais as de 2011, e apenas a minoria de 11% se mostrou pessimista, imaginando um Natal pior que o do ano passado.

A razão do otimismo? Segundo os próprios entrevistados, o principal motivo é o aumento da oferta de crédito (20%). Em segundo lugar, apontaram a estabilidade gerada pelos altos níveis de emprego (19%), seguida pelo maior planejamento financeiro das famílias (16%) e pela redução das taxas de juros (14%).

Saiba mais sobre as expectativas de vendas para o Natal 2012:

E quanto ao seu segmento, à sua empresa: Quais são suas expectativas para esse fim de ano?

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