Como aumentar a produtividade da sua equipe de vendas

Dia após dia sua empresa trabalha para alcançar um objetivo: vender mais. Mas a questão é como fazer isso em um cenário tão dinâmico e competitivo?

A primeira coisa a entender é que seus negócios estão diretamente relacionados a pessoas. É por meio delas que ele se desenvolve e graças às mesmas que ele existe. Por isso, para obter o sucesso em seus objetivos é necessário “entender de gente”. No entanto, pouco adianta conhecer bem seus clientes se a equipe de vendas não está executando adequadamente sua função, a qual deveria ser produtiva e lucrativa.

Quando o assunto é a produtividade da Força de Vendas torna-se inevitável falar em processos, que nada mais são que as etapas e meios utilizados para a realização de suas tarefas.

Para que a equipe renda mais é fundamental avaliar e otimizar esses processos no sentido de buscar eliminar os excessos e de tornar o trabalho mais prático e ágil. Para isso vale investir em sistemas de gerenciamento eficientes, capazes de proporcionar uma experiência descomplicada para os usuários. Hoje há diversas opções acessíveis no mercado, tanto nacionais quando estrangeiras. O ideal é pesquisar e, tendo clareza sobre as reais necessidades dos funcionários, escolher aquela que mais se encaixa no perfil e na estrutura da sua empresa.

Soluções como essa centralizam dados e, dessa forma, ajudam a evitar a perda tempo na procura pelas informações necessárias. Porém, os colaboradores devem ser muito bem instruídos em como utilizá-las no dia a dia.

Adotar equipamentos móveis também vale a apena. Por meio deles é possível agilizar a comunicação, independentemente do lugar onde os agentes envolvidos se encontram. Além disso, com essas novas tecnologias aumentam-se as chances de se conseguir fechar novos negócios, uma vez que as oportunidades podem surgir em qualquer lugar.

Para melhorar a produtividade da Força de Vendas um outro fator importante é trabalhar a motivação da equipe, lembrando sempre de que se está lidando com seres humanos. Reuniões de alinhamento, proximidade com as pessoas, programas de superação, bonificações e o oferecimento da possibilidade de se galgar postos mais altos pelo bom desempenho são medidas que contribuem nesse sentido.

Dar um feedback aos colaboradores sobre seus erros e acertos é mais uma postura que ajuda a torná-los produtivos, pois a partir da análise e do apontamento do que funcionou e não funcionou eles podem passar a evitar ou corrigir falhas, se tornando assim mais assertivos.

A última dica é manter a equipe sempre instruída e alinhada aos objetivos da empresa. Quanto melhor preparada ela estiver melhor será a sua atuação e seu rendimento. Para isso invista em treinamentos e cursos que destaquem novos métodos e processos de vendas e que tragam direcionamentos práticos sobre como implementá-los com sucesso.

Para se obter uma produtividade superior consistente é preciso, antes de tudo, fornecer as condições necessárias para que ela se desenvolva. Então, entre em contato com a ABC Consultores e saiba como podemos lhe ajudar nessa tarefa!

Esta entrada foi publicada em Vendas e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.