A importância do design do produto para os negócios

Quem nunca passou pela desagradável experiência de ter que ficar brigando com o lacre ou a tampa de um produto para conseguir abri-lo?

Pois é, problemas como esse estão intimamente ligados a falhas do projeto de Design. Diante de casos assim, você enquanto consumidor tende a fazer o quê? Claro, não comprar mais aquele produto…

O Design de produtos tem ganhado uma importância cada vez maior no agitado estilo de vida contemporâneo, o qual pede por soluções práticas e rápidas. Nesse contexto não há tempo para perder, o consumidor quer ter tudo à mão e quer também que essa experiência seja agradável e descomplicada.

Uma lata que não para bem em pé, uma tampa que pode cortar ao ser aberta de determinada maneira, uma caneta que machuca os dedos ao ser utilizada, um fone que não se adapta adequadamente aos ouvidos. Esses são alguns exemplos que, além de representar um mau investimento, são considerados um “atraso de vida” para o consumidor.

Mas o Design não tem só a ver com manuseio, funcionalidade e ergonomia. Ele tem a ver também com criatividade, beleza, diferenciação e encantamento, fatores estéticos e estratégicos que passaram a ser fundamentais para se destacar da imensa concorrência.

Na opinião de Norio Ohga, executivo da Sony, aliás, “o design é a única coisa que diferencia um produto do outro no mercado”.

O que você acha?

Vale lembrar que para o Design de um produto ser realmente eficiente, é preciso, antes de tudo, pesquisar e analisar os desejos e preferências do público-alvo, o cenário mercadológico, a cultura, a economia, a moda e todo o contexto no qual se está inserido. Certas cores, formas e usos podem funcionar muito bem aqui no Brasil, mas não no Japão. Por isso, é indispensável conhecer o ambiente de distribuição, mesmo quando a distância geográfica não é tão grande e os costumes não são tão diferentes.

Suas vendas têm caído? Seus resultados têm sido desanimadores?

Preste atenção, o problema pode estar em seu próprio produto. Mas ao invés de ficar na incerteza, conte com os serviços especializados de Consultoria em Marketing da ABC Consultores.

Por meio de pesquisas e análises nossa equipe consegue identificar onde está a falha e assim direcionar as melhores soluções para corrigi-las, assim como para otimizar os pontos fortes de sua atuação.

Entre em contato conosco e saiba mais. É hora de priorizar a excelência em seus negócios!

Esta entrada foi publicada em Dicas e Tendências e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>