A atração e a retenção de colaboradores como chaves para o sucesso

Seu negócio pode ter nascido de uma grande ideia, suas competências administrativas podem ser inegáveis, seus produtos e serviços podem ser os mais procurados do momento, sua área de Marketing pode ser muito bem estruturada…

Enfim, qualquer que seja a qualidade ou vantagem competitiva ela pouco adiantará se sua empresa não contar com um bom time de profissionais. Afinal, são os colaboradores quem constroem e alimentam a alma do negócio.

Em tempos de novas tecnologias, globalização e de jovens (muito jovens) trabalhadores, que estão chegando ao mercado de trabalho inspirados com todas as ideias e hábitos de sua “Geração Y”, realmente não é fácil formar uma equipe consistente que contribua para desenvolver uma atuação longiva de qualidade.

Não que lhes falte talento, competência ou mesmo vontade, é que inquietos e cheios de pretensões para sua carreira esses jovens, acostumados com as mudanças e apaixonados por desafios, diga-se de passagem, dificilmente permanecem por muito tempo em um mesmo lugar. Eles estão sempre em busca de novas experiências e de companhias que ofereçam oportunidades de crescimento e de satisfação pessoal, comportamento muitas vezes intensificado pela característica falta de paciência.

Mas qualquer que seja o motivo, a questão é que não dá para abrir mão de contar com um time de colaboradores bem estruturado, coerente e de preferência experiente, principalmente na própria empresa.

É por isso que diante da realidade estabelecida hoje é fundamental trabalhar bem a atração e a retenção de talentos. Devem-se levar em conta as expectativas dos funcionários, ou futuros funcionários, empregá-los com estratégia em suas funções, motivá-los e recompensá-los na medida do possível, sem esquecer também de lhes apresentar a possibilidade de galgar postos mais elevados.

Aliada a isso, a dinâmica de trabalho tem de ser ativa, inspiradora e criativa, sem abrir espaço para a monotonia. Mais uma vez lembre-se: eles estão em busca de “novas experiências”!

Qualidades como essas devem ser apresentadas aos candidatos logo na seleção de contratação. Falar dos benefícios, da remuneração e de como a empresa respeita e valoriza seus colaboradores é essencial para conquistar os talentos desejados. É o processo de atração, no qual precisam ficar claras as vantagens de se estar na sua empresa.

Mas, pouco vale conseguir seduzir bons profissionais e tão logo vê-los voar como pássaros fortes e alimentados para outros ninhos. É justamente para evitar esse transtorno e suas consequências que devem ser feitos diversos esforços de retenção. Um clima corporativo saudável, a preocupação com o ser humano, a organização nas atividades e, claro, a abertura para crescer, são estímulos muito importantes para fazer com que os funcionários não queiram “bater as asas”.

E se engana quem acha que a micro ou pequena empresa não tem as condições necessárias para fazer isso. Pelo contrário! Como lembra Fabio Gerlach, consultor do Sebrae-SP, nesta matéria, que trata em parte sobre o mesmo assunto que estamos abordando:

“As micro e pequenas empresas [MPEs] têm em mãos um bem valioso que pode ser utilizado a seu favor, bem este que empresas de grande porte não têm, que é a proximidade com sua equipe e a oportunidade de resolver seus problemas muito mais rapidamente”.

Além dessa vantagem, é possível ainda recorrer aos programas de desenvolvimento profissional, que ajudam a manter a inteligência corporativa atualizada, unida e conscientizada sobre missão, o que é essencial para motivá-la e para criar nela um valioso senso de comprometimento.

Entre em contato com a ABC Consultores e saiba como podemos contribuir nesse sentido. Temos palestras, cursos e treinamentos que além de abordarem os atuais problemas das organizações, são preparados e ministrados de forma personalizada para cada realidade.

Agora, antes que seja tarde, analise:

Será que seus colaboradores estão felizes onde estão?

Esta entrada foi publicada em Dicas e Tendências e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>