82% dos empreendedores brasileiros do varejo não utilizam novas tecnologias

Elas são atualizadas constantemente e permitem acesso a possibilidades e recursos inovadores. Apesar de estarem amplamente difundidas, as novas tecnologias ainda não são utilizadas significativamente por pequenos e médios empresários brasileiros do Varejo.

A informação foi revelada por uma pesquisa aplicada nas 27 capitais do país e encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O que o estudo mostrou é que 82% dos pequenos e médios varejistas não usam tecnologias como e-commerce, automação comercial informatizada, displays interativos e sites de compras coletiva, um índice ao qual é importante estar atento.

Embora o mercado pareça estar agitado com novidades como essas, ainda há situações que as distanciam da realidade dos empresários do setor, que além de terem que deliberar um investimento considerável para implantá-las e geri-las, ainda têm de lidar com treinamento de equipe e até adequação do negócio a um novo sistema operacional.

Por outro lado, vale destacar que quem decidir adotar novas tecnologias pertinentes ao seu contexto têm grandes chances de sair na frente e de se sobressair. Hoje os consumidores buscam condições que lhes entreguem o máximo de comodidade, valorizando as empresas capazes de promover uma experiência prática e rápida de compra, ou mesmo de pesquisa. Além disso, o ritmo acelerado do dia a dia somado às necessidades de gestão atenua a urgência de se contar com sistemas e recursos atualizados.

Mas, se por um lado a pesquisa mostrou uma grande deficiência na utilização de novas tecnologias, por outro ela revelou que 53% dos varejistas pretendem investir em seu negócio, fazendo ampliações na loja, adquirindo maquinário e contratando mais mão de obra.

Ainda sim é válido pensar em como adotar ferramentas tecnológicas para entregar o que o mercado está pedindo nestes dias fortemente influenciados pelas facilidades trazidas pela internet.

Estudando seu negócio, aplicando as soluções mais adequadas para seu caso e preparando sua equipe para as mudanças, a Consultoria em Marketing da ABC Consultores atua em pontos-chaves da sua empresa, maximizando resultados e minimizando perdas e riscos no desenvolvimento de ações objetivas em direção ao posicionamento almejado.

Entre em contato conosco e entenda melhor como podemos te ajudar, porque o momento de inovar é agora!

Esta entrada foi publicada em Varejo e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>