No futuro sua empresa terá que ser especialista no ser humano. E o futuro é agora!

O que sua empresa oferece é realmente relevante para seus clientes?

Não, não estamos falando apenas em produtos e serviços, pois já há algum tempo eles deixaram ser o centro das necessidades dos consumidores. Hoje, o que está em jogo é, sobretudo, a experiência que os envolve, a forma única e encantadora de como eles não só adquirem algo, mas vivenciam o processo com intensidade e prazer antes, durante e depois.

Em um artigo para o blog da HSM, Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e sócio-fundador da E-Consulting Corp, falou sobre esse assunto afirmando que:

“Produtos e serviços, há tempos, já não são mais o ator principal das ofertas de marketing mais relevantes. Essa é uma das verdades mais simples e menos entendidas no mundo empresarial. O que conta é, cada vez mais é experiência de comer num restaurante e não apenas a boa comida em si, a experiência de dirigir um automóvel especial e não apenas a excelência técnica do veículo. É por essa combinação que o cliente paga… e aceita até pagar mais“.

Tecnologias inovadoras, redes sociais, novas ferramentas de comunicação, ações de Marketing, propaganda. Nada adiantará se sua empresa não souber converter tudo isso em experiência para o consumidor.

Sendo assim, é de extrema importância analisar as maneiras que têm sido trabalhadas para entregar aos clientes momentos que são realmente especiais a eles, os quais, mais uma vez, excedem à “objetificação” do bem adquirido.

O foco deve ser as soluções voltadas para o ser humano e não mais para o consumidor, que tão rapidamente executa sua “função” no fugaz ato da compra. Aquilo que é oferecido tem de passar a ser concebido como um “passaporte” para o bem-estar, o entretenimento, o lazer, o descanso, enfim, para a felicidade das pessoas.

Porém, pessoas são diferentes e têm gostos e hábitos diferentes, o que torna a tarefa de agradá-las e envolvê-las ainda mais difícil. Por isso, é crucial a pergunta sobre a relevância das ofertas, questão que, na verdade, está relacionada a sua capacidade em proporcionar experiências realmente importantes para seus clientes.

Contudo, vale destacar também que não basta estar fazendo um bom trabalho nesse sentido, pois hoje é fundamental ir além das expectativas e surpreender o consumidor. Como fazer isso? Estudando, pesquisando e se tornando um exímio conhecedor de suas necessidades e sonhos.

No futuro, o elemento humano será o principal objeto de concentração das empresas, que deverão ser certeiras em uma área na qual hoje ainda patinam: a área das vivências proveitosas e inesquecíveis. Mas, como disse o próprio Daniel Domeneghetti em seu artigo:

“O marketing do futuro, aplicado no presente, não só vai reconhecer a contribuição do cliente neste processo de transação, como será totalmente desenhado, a quatro mãos, segundo seu conhecimento e suas experiências. É o Micromarketing eficiente gerando Macrovendas“.

Nos negócios não há como pensar no futuro sem compreender que ele começa agora. Por tanto, este é o momento de fazer a diferença e de conquistar seus consumidores com oportunidades que irão se refletir em sua vida.

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