Índice de Confiança do Consumidor – ICC recua pelo segundo mês consecutivo

Segunda-feira, dia 25 de junho, a Fundação Getúlio Vargas – FGV revelou os dados sobre o Índice de Confiança do Consumidor. E os resultados não foram animadores…

Consumidor está ainda menos otimista com relação à economia nacional.

Analisado por meio da pesquisa Sondagem de Expectativas do Consumidor, realizada com uma amostra de mais de 2.000 casas em sete das principais capitais brasileiras, o ICC do mês de junho ficou atrás do índice registrado em maio, quando o indicador já havia recuado 1,2% em comparação a abril.

No mês passado o nível de confiança do consumidor marcou apenas 123,5 pontos, enquanto em maio havia alcançado 127,1 pontos. A queda de 2,8% mostra a piora das avaliações sobre o momento atual e sobre os próximos 6 meses.

Considerando isoladamente, o Índice da Situação Atual (ISA) caiu 4,4%, passando de 145,5 pontos para 139,1 pontos em junho, enquanto o Índice de Expectativas recuou 1,8%, partindo de 117 pontos para 114,9 pontos no período.

Já o indicador sobre a satisfação com relação a situação econômica local no momento atingiu o menor nível desde fevereiro (107,4 pontos) ao passar de 116,7 para 110 pontos, queda de 5,7%.

De maio para junho a proporção de consumidores que avaliaram a situação como boa diminuiu de 31,5% para 27,7%, e a dos que julgaram a situação como ruim aumentou de 14,8% para 17,7%.

No entanto, foi o indicador que mede as expectativas dos consumidores sobre a situação econômica local para o próximo semestre que mais contribuiu para o resultado menos otimista do ICC. Nesse quesito houve um recuo de 5,9%, ao passar de 124,4 para 117,1 pontos.

Diante de um cenário como esse é fundamental desenvolver ações e estratégias que estimulem e encantem ainda mais os consumidores. Agora é importante oferecer formas de pagamento facilitadas e outras vantagens que os façam se sentir seguros em investir.

Para transformar desafios em oportunidades é essencial contar com quem tem uma visão mais aprofundada do mercado, além de ferramentas e técnicas apuradas para estabelecer o posicionamento mais adequado no mesmo. Por isso, entre em contato com a ABC Consultores e saiba como a nossa equipe pode ajudar a sua empresa!

Esta entrada foi publicada em Mercado e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>