A questão do relacionamento com o cliente no atual cenário do mercado

Oferecer opções variadas e produtos de alta qualidade foram por muito tempo suficientes para conquistar o consumidor. No entanto, hoje a história mudou… Não que não continue sendo fundamental contar com esses fatores, mas agora é preciso ir além deles e se focar também no elemento humano.

Ver, compreender e tratar o consumidor contemporâneo como um ser humano com necessidades que vão além do produto oferecido pode se tornar um grande diferencial frente a enorme concorrência que ainda é "fria" nesse sentido.

Nas redes sociais, no atendimento presencial, nas conversas com outros clientes, as pessoas pedem e exigem uma atenção maior das empresas para com elas. Para além disso el,as desejam contar com mais segurança, facilidade de acesso e um relacionamento mais próximo e franco.

Ou seja, hoje não basta mais o contato pontual, o bom atendimento “na loja”. É preciso extrapolar essas fronteiras e buscar caminhos e ferramentas que permitam um envolvimento maior com o consumidor no qual, finalmente, a marca passará a dispor de meios para entender melhor suas necessidades, anseios e sonhos.

Além disso, é fundamental lembrar que, assim como em qualquer relacionamento, é necessário estar sempre “regando a plantinha” para que ela possa crescer forte, gerar frutos e durar por muito, muito tempo. Isso quer dizer, que não adianta realizar apenas uma ação de aproximação com o cliente e parar por aí. É preciso reconquistá-lo todos os dias, entregando motivos para que ele realmente queira se estar por perto.

Entregar brindes, fazer campanhas de valorização, participar dos grupos e discussões na internet, interagir, promover eventos, entre outros fatores, ajudam nessa tarefa de renovar e manter a relação. Como está neste artigo do site Administradores.com.br:

“… relacionar-se com o cliente é muito mais do que atender bem, por isso o gestor moderno busca criar diversos meios, canais de relacionamento para mapear as necessidades humanas, que são infinitas e geradoras de grandes oportunidades. A partir daí, a eterna busca por satisfação das pessoas, pois as necessidades geram oportunidades, seja de lucrar ou de a cada dia fazer um mundo diferente…”.

Por meio de um relacionamento próximo é possível enxergar melhor o público-alvo e, assim, passar a desenvolver soluções mais adequadas à sua realidade, gerenciar crises com mais assertividade, direcionar melhor as ações de comunicação, testar produtos, entre muitas outras vantagens para a empresa e para o próprio consumidor.

Dessa forma, é possível notar que, como em qualquer relação saudável, os dois lados saem ganhando.

Diante dessas questões pare e analise sua equipe, seus processos e seu atendimento. Será que eles têm sido capazes de proporcionar tudo isso? Será que eles estão saindo do básico e envolvendo os clientes de maneira encantadora?

É tempo de se relacionar melhor, é tempo de ir além das expectativas, e para isso você pode contar com a experiência da Consultoria em Marketing da ABC Consultores, que atua para direcionar seus negócios com estratégias avançadas e criatividade em um cenário onde se despontar dos demais é crucial.

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