Índice de Confiança do Consumidor recua 1,2% em maio

Junho já começou e com a chegada do novo mês veio a hora de ficar atento às informações referentes ao mercado que podem causar impacto sobre o seu negócio.

Você sabe como andam as expectativas do consumidor?

Sondagem de Expectativas do Consumidor é feita com base em amostra composta por mais de 2 mil domicílios pertencentes a sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de maio de 2012 foi feita entre os dias 2 e 22 do mesmo mês.

Desenvolvido e analisado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, o Índice de Confiança do Consumidor na economia brasileira referente ao mês de maio sofreu uma queda de 1,2%. Enquanto em abril o ICC havia registrado 128,7 pontos (um recorde histórico), no mês passado ele marcou 127,1 pontos.

Esse resultado foi influenciado, principalmente, pela diminuição do otimismo com relação ao momento atual e com relação aos próximos 6 meses. De acordo com a sondagem, o Índice da Situação Atual passou de 148,1 em abril para 145,5 pontos em maio, recuo de 1,8%. O Índice de Expectativas, por sua vez, saiu de 118,3 e foi para 117 pontos, diminuindo, portanto, 1,1%.

Mas, o que mais contribui para a queda do ICC foi o indicador referente à satisfação com a situação econômica local no momento, o qual caiu 2,6%. A proporção de consumidores que avaliaram a situação como boa partiu de 34% em abril para ficar em 31,5% no mês passado, enquanto e a dos que conceberam a situação como ruim subiu de 14,2% para 14,8%.

Já o indicador da expectativa sobre o contexto econômico local para os próximos 6 meses registrou um recuo de 1,5%, ao passar de 126,3 para 124,4 pontos em maio. A parcela de consumidores que revelaram esperar um ambiente melhor no próximo semestre passou de 37,5% para 36,5%. A dos que preveem piora elevou-se de 11,2% para 12,1%.

Acompanhar o Índice de Confiança do Consumidor na economia é importante para que você empresário, empreendedor, varejista ou executivo se atualize sobre fatores que de uma forma ou de outra, com menos ou mais intensidade, irão refletir na sua empresa.

Esteja preparado para os desafios e oportunidades do mercado: conte com a Consultoria em Marketing e toda a experiência em posicionamento estratégico da ABC Consultores!

Esta entrada foi publicada em Dicas e Tendêcnias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>