A Arquitetura Comercial como estratégia de posicionamento e conquista

O momento do contato direto do consumidor com a marca é uma excelente oportunidade de impactá-lo com uma experiência única e intensa, na qual os recursos arquitetônicos e tecnológicos, a comunicação visual e a organização do espaço disponível desempenham o importante papel de causar uma impressão favorável sobre o estabelecimento, local onde a empresa deve se revelar de modo enfático…

Nisha Bar-Lounge by Pascal Arquitectos.

Se até há não muito tempo a Arquitetura Comercial era utilizada apenas por redes de franquias como solução para assegurar a identidade e os padrões de qualidade da marca, hoje ela começa a ser cada vez mais procurada como uma estratégia para otimizar o posicionamento também de pequenas e médias empresas.

Restaurantes, padarias, shopping centers, papelarias e lojas em geral são alguns dos estabelecimentos que passam a apresentar uma imagem mais forte no mercado graças às intervenções e melhorias viabilizadas por essa especialidade da Arquitetura.

Por meio dela, cada metro do espaço físico é estudado para proporcionar uma utilização prática, agradável e encantadora, principalmente aos clientes. Iluminação, climatização, revestimentos, alocação de mobiliário e todos os outros elementos que compõem um ambiente comercial são cuidadosamente arranjados para entregar aos ocupantes uma experiência “mágica” e de íntimo relacionamento com a empresa em questão.

Como explica nesta matéria Arlene Lubianca, diretora da Planobase Lubianca, Arquitetura e Design:

“A fidelidade dos clientes a uma marca é vinculada à emoção que ela desperta no consumidor, por isso há hoje uma grande busca por posicionamentos diferenciados. A loja é o lar da marca, local onde a experiência de compra dá tangibilidade ao posicionamento”.

Ainda como destaca Arlene Lubianca, pesquisas revelam que as companhias que buscam surpreender (positivamente) e construir relacionamento são as que mais têm êxito na aproximação com os consumidores. Além disso, como afirma a empresária:

Não é necessário ser grande para fazer este exercício de conciliação, mas sim ter um planejamento voltado para isso. Conhecer seu cliente, ter foco e oferecer uma experiência relevante e coerente são receitas de sucesso”.

É especialmente nesse contexto que se torna indispensável contar com  os direcionamentos e estratégias de uma Consultoria em Marketing. Com seu apoio se torna possível viabilizar um planejamento adequado a realidades individualizadas, as quais pedem soluções sob medida, inclusive ao que diz respeito à Arquitetura Comercial.

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