O papel e a importância do slogan no posicionamento da sua marca

Você quer que todos enxerguem a sua empresa como uma empresa especial, diferenciada e na qual o consumidor pode confiar. Certo?

É evidente que em um mercado globalizado e cercado pela concorrência, todo e qualquer empreendedor almeja uma visibilidade de destaque para o seu negócio. No entanto, antes mesmo de pensar nessa grande projeção, é preciso definir bem qual o posicionamento desejado e mais adequado para sua empresa.

Orientar corretamente a marca é fundamental para que o público possa se identificar com ela e para que, a partir daí, ela possa ir ganhando cada vez mais espaço e evidência. Ou seja, sua projeção depende primeiramente da maneira como ela se mostra, se posiciona.

Quando o assunto é posicionamento e fortalecimento de marca um elemento indispensável à discussão é o slogan.

Vemos por aí tantos slogans comuns, redundantes e desinteressantes, que poderíamos contar nos dedos quais são aqueles que a gente realmente se lembra. Mas é engano achar que sua importância está na simples memorização da mensagem. A importância do slogan está, na verdade, no poder de fixação da marca na mente do consumidor.

Por isso, sua eficiência só é alcançada quando esse elemento é construído em profunda sintonia com os objetivos da empresa, o estilo de vida de vida proposto e seu jeito único de ser, entre outros conceitos que fazem parte de sua identidade.

É claro que para viabilizar a fixação do slogan é preciso criar algo que seja fácil de guardar. O que está errado é entender que só esse fator é o suficiente. Desse modo, mensagens, sobretudo originais, devem ser curtas, objetivas e mnemônicas.

É possível criar inúmeras associações, desde que se leve em conta o posicionamento buscado e essas pequenas regras para tonar a assimilação do slogan mais propícia.

Vejamos alguns exemplos:

  • Perdigão: Se é de coração, é de verdade – Ideia que trabalha um contato mais emocional com o consumidor;
  • Vivo: Conexão como nenhuma outra – Expressa as questões da diferenciação e da qualidade da companhia;
  • Leroy Merlin: A casa da sua casa – Baseia-se na busca pela aproximação com o público-alvo;
  • Omo: Porque se sujar faz bem – Traz o fator inovação, pois enquanto a maior parte das outras marcas de sabão em pó está falando exaustivamente de “limpeza”, a Omo apresentou o novo conceito de que se sujar faz parte da vida e de que é essa liberdade que seus produtos valorizam e solucionam (quando necessário).

Antes de escolher o slogan da sua marca é necessário mergulhar na essência de sua empresa, onde estão suas metas, sua razão de existir e suas potencialidades, as quais, por sua vez, só podem ser asseguradas com base em um bom Planejamento de Marketing, na preparação do negócio e em ferramentas que possibilitem uma atuação estratégica sustentável.

Para cada um desses pontos a ABC Consultores conta com métodos dinâmicos e atualizados que ajudam a estruturar sua companhia e a direcionar da forma mais adequada a construção de uma marca coerente, bem estruturada e de credibilidade no mercado.

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