Sim, um bom e estratégico pós-venda faz toda a diferença

Quem não gosta de se sentir especial?

Pois é, todo mundo gosta, inclusive o consumidor, aliás, principalmente ele…

Muitas vezes a compra de um produto ou a adesão de um serviço representa um investimento significativo para o cliente, envolvendo assim certa inquietação, a qual, com certeza, ele gostaria de ter amenizada. Como? Por meio do atendimento.

Qual é o problema? Quais são as dúvidas? Como podemos lhe ajudar? É fundamental que essa atenção seja direcionada não só no momento da venda, mas também no pós-venda, que, infelizmente, muitas empresas insistem em ignorar.

É preciso abrir os olhos! Esse é um momento preciosamente estratégico, no qual um serviço prestativo é capaz de encantar e conquistar o cliente. Um pós-venda bem aplicado, e não feito só “por tabela”, transmite segurança, estreita o relacionamento, gera maior envolvimento e a vontade do consumidor em voltar. Resumindo: o fideliza.

Há muitas companhias que prestam um bom serviço nessa área?

Não, não há e é justamente por isso que a sua pode fazer a diferença. Enviar catálogos, mala-direta, oferecer brindes, disparar mensagens (relevantes) pelo celular, e, em alguns casos até ligar, são algumas das ações possíveis. O que não pode é agir com pouco caso e tratar o consumidor de forma “genérica”, pulando aquela parte em que ele quer se sentir especial.

Também vale disponibilizar um chat online (que funcione) no site para responder a dúvidas, receber sugestões e realizar um rápido suporte. Interagir com os usuários nas redes sociais é outra solução válida. Muitas empresas criam esses canais sociais, mas na hora em que um cliente faz uma pergunta ou mesmo uma crítica ninguém está ali para atendê-lo. Entra aí até uma questão de reputação, afinal, na internet todos irão perceber se os seguidores da marca são ou não ouvidos.

Além do mais, é o pós-venda que tem de dar o primeiro passo, abordando o consumidor para saber como foi sua experiência com o produto ou o serviço adquirido. Caso haja algum problema, esse será o momento de esclarecê-lo e resolvê-lo.

Outra questão importante: o pós-venda na hora da troca de um item. É muito comum nessa situação os compradores se depararem com atendentes “secos”, mal-humorados e antipáticos. Ora, isso não poderia acontecer de jeito nenhum, pois esse é um processo em que o cliente precisa novamente da empresa, e como nós bem sabemos, ela precisa dele ainda mais. Então, atenção e prestatividade sempre!

Para que o pós-venda se torne um serviço eficiente e uma arma estratégica poderosa, muitas vezes é preciso mexer até na cultura da organização. É necessário que a qualidade nessa área faça parte de seus valores e objetivos a fim de que, assim, os colaboradores possam assimilar bem qual é a sua missão.

Produtos e serviços semelhantes aos seus o consumidor pode encontrar em outros lugares, mas o seu atendimento será sempre único. Por isso, invista nele!

_____________________________________

A ABC Consultores é uma Consultoria em Marketing com visão inovadora, que trabalha todos os pontos da empresa, desde a estruturação do próprio negócio, passando pela formação de equipes, até o direcionamento das ações de comunicação com o mercado.

Atendemos a cidade de Bauru e região tendo como o maior objetivo proporcionar resultados de negócios sólidos e eficazes para os nossos clientes. Entre em contato conosco AQUI e saiba como podemos te ajudar!

Esta entrada foi publicada em Dicas e Tendências, Vendas e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>