Para ficar atento e evitar: 10 erros comuns das empresas de Varejo

É normal que ao idealizar seu negócio o empreendedor fique empolgado, afinal, ele se vê em frente de um sonho, de uma possibilidade de realização pessoal e profissional. O problema, porém, pode aparecer em uma etapa posterior, quando é necessário começar a preparar e a dar forma a esse negócio…

Seja por falta de conhecimento, ou pelo calor do momento no qual se age sem pensar, a questão é que muitos varejistas acabam não se planejando direito, cometendo assim erros dramáticos que irão prejudicar a manutenção do empreendimento, da marca e de processos administrativos e de gestão.

Fique atento a alguns erros e evite-os!

1. Não consolidar um Plano de Negócios: Antes de tudo é imprescindível verificar a viabilidade do empreendimento no mercado, considerando o capital disponível para investir. Já no Plano de Negócios é preciso definir os produtos, a praça e o público que serão trabalhados, além dos enquadramentos jurídicos, a fonte de recursos e outras questões.

2. Não desenvolver um Planejamento de Marketing: Cometer esse erro significa não conseguir posicionar estrategicamente seu negócio e, consequentemente, deixá-lo exposto aos desafios do mercado e aos concorrentes sem as ferramentas necessárias para competir, inovar e se sobressair. Entre os componentes de um Planejamento de Marketing estão as pesquisas mercadológicas e a análise SWOT, que estuda e encontra soluções para as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa.

3. Não definir indicadores de métricas e não monitorá-los: Acompanhar e revisar os resultados é primordial para que as decisões certas possam ser tomadas. É necessário parametrizar processos internos, ações de Comunicação e Marketing e até mesmo o comportamento dos colaboradores, para que se torne possível definir as métricas que devem ser analisadas. Somente com elas será possível verificar se o trabalho tem ou não gerado os resultados desejados. Sendo assim, é fundamental que elas sejam acompanhadas constantemente.

4. Não entender o capital de giro: Antes de concretizar seu negócio o varejista precisa ter bem claro que o capital de giro não corresponde ao investimento inicial e sim ao montante necessário para fazer a empresa “girar” frente às despesas do dia a dia.

5. Não definir os cargos de cada colaborador na equipe: Para que as tarefas, direitos e deveres fiquem bem claros e, assim, o trabalho possa fluir produtivamente, é importante que os cargos dos funcionários sejam definidos de forma clara, o que também contribuirá para que não sejam alimentadas expectativas equivocadas com relação à empresa.

6. Não se preocupar em conhecer os clientes: O seu negócio só existirá em função dos seus clientes. Logo, todas as soluções empregadas têm de beneficiá-los. Mas, para que isso seja possível é preciso conhecê-los muito bem e para conhecê-los é fundamental antever quais serão os métodos e estratégias utilizados para isso.

7. Não definir critérios para expandir: Quem começa um negócio já pensando em expandi-lo, seja com relação ao mix de produtos ou serviço, seja geograficamente, precisa planejar como isso acontecerá, levando em conta objetivos mensuráveis.

8. Não estudar a gestão de estoque: No Varejo a questão do estoque é crucial. Não saber como a sua gestão poderá feita ser feita de modo inteligente e sustentável significa um grande risco.

9. Não criar uma cultura corporativa: A identidade da marca, da maneira de trabalhar dos colaboradores e de toda a empresa virá do seu jeito de atuar, de se posicionar no mercado e de lidar com os clientes. Por isso, é interessante pensar em como será esse perfil que irá determinar sua cultura corporativa.

10. Não pensar na vitrine e ambientação da loja: No Varejo a vitrine e a ambientação da loja são essenciais para atrair o público e envolvê-lo, proporcionando uma experiência motivadora e inesquecível. É indispensável elaborar ações que valorizem esses fatores de forma atrativa e estratégica.

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