Quais são as tendências para o varejo em 2012

Ainda é início de ano e as expectativas para o que vem por aí são enormes. Diante das mudanças de comportamento do consumidor e de suas exigências cada vez mais desafiadoras, como atuar no Varejo? O que oferecer para atrair e conquistar mais clientes?

Realizada em Nova Iorque entre 15 e 18 de janeiro, 101ª convenção da National Retail Federation (NRF), revelou algumas tendências e estratégias para vender mais e melhor no Varejo em 2012. Embora os apontamentos estejam mais relacionados à realidade norte-americana, vale a pena ficar atento a alguns fatores que devem influenciar por aqui também. Vamos dar uma olhada?

  • Melhor integração entre loja física e virtual: Se você ainda não tem uma loja na internet, então é melhor providenciá-la rápido, pois os consumidores já não abrem mais mão dessa facilidade. Hoje os clientes conhecem o produto na loja física e compram pela virtual e vice-versa. Assim, será preciso equipar melhor o ponto de venda com recursos como internet wi-fi, e oferecer aplicativos para dispositivos móveis que melhorem e agilizem a experiência de compra no ponto de venda. Outro ponto que não poderá faltar é o alinhamento do estoque com a loja virtual, pois os consumidores deverão estar ainda mais intolerantes com problemas relacionados a essa questão;
  • Tecnologia para processos e controle na loja física: Além da infraestrutura necessária para comprar um produto via celular, por exemplo, as lojas físicas deverão começar a investir mais em tecnologia e em novos sistemas capazes de tornar mais inteligentes o controle de estoque, o pagamento, a precificação, a segurança e a obtenção de informações junto aos clientes;
  • Atendimento e qualidade padronizados em multicanais: Como o consumidor está utilizando diversas ferramentas e mídias para pesquisar sobre produtos e marcas, e para fazer suas compras com mais comodidade, torna-se fundamental se preocupar com a presença da sua empresa também nesses multicanais. Será imprescindível trabalhar para padronizar o atendimento e a imagem, a fim de garantir que a qualidade da experiência de compra seja sempre a mesma;
  • Venda mágica: Essa expressão, que está ligada ao tópico anterior, nunca foi tão significativa. O novo consumidor quer se sentir único e contar com todos os recursos para que ele possa comprar da maneira que achar mais conveniente. Além disso, em 2012, só atendimento atencioso não bastará. Os vendedores deverão conhecer muito bem os produtos que estão sendo vendidos para, desta forma, não serem surpreendidos com perguntas e novas informações de quem está o tempo todo pesquisando na internet;
  • Capitalismo consciente: É assim que estão sendo chamados os valores das empresas que atuam pensando além do lucro. Os consumidores estão prestando mais atenção e valorizando mais as companhias que demonstram preocupações socioambientais. Por isso, pensar e agir “sustentavelmente” será sim uma questão a ser muito bem trabalhada.

E então, está preparado para o que vem por aí?

Complementando todo esse conteúdo, é importante ressaltar que a sua empresa possui um perfil único e que seu ambiente mercadológico pede por soluções próprias.

As tendências do Varejo 2012 servem para alertar a respeito de alguns fatores gerais e para fazer refletir sobre as soluções que podem ser mais adequadas para o seu caso. Mas, para encontrá-las de fato é preciso muito estudo, pesquisa e uma visão experiente que só uma Consultoria em Marketing como a ABC Consultores pode fornecer para o seu negócio. Por isso, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos te atender!

_____________________________________

A ABC Consultores é uma Consultoria em Marketing com visão inovadora, que trabalha todos os pontos da empresa, desde a estruturação do próprio negócio, passando pela formação de equipes, até o direcionamento das ações de comunicação com o mercado.

Atendemos a cidade de Bauru e região tendo como o maior objetivo proporcionar resultados de negócios sólidos e eficazes para os nossos clientes. Entre em contato conosco AQUI e saiba como podemos te ajudar!

Esta entrada foi publicada em Dicas e Tendências, Mercado, Oportunidades e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>