Oportunidades de marketing com o fim das sacolas plásticas

Não só os consumidores estão tendo que se adequar ao fim das sacolas plásticas, os supermercados também.

Neste momento de mudança de comportamento, as empresas precisam ver além dos desafios, aprendendo a encontrar oportunidades de Marketing. Uma delas é o endosso à ação por meio de campanhas de conscientização e responsabilidade ambiental. Essa é uma maneira de agregar valor e de se aproximar dos consumidores, que já estão diretamente envolvidos com a questão.

Outra estratégia é lançar incentivos no ponto de venda. Como exemplifica esta matéria do Mundo do Marketing, que trata sobre o mesmo assunto, a rede Pão de Açúcar possui PDVs sustentáveis que contam com estações de reciclagem, onde os clientes podem deixar embalagens que serão levadas pela empresa para serem reaproveitadas. Como conta a matéria, de 2001, quando o projeto foi criado, até até 2010, cerca de 50 mil toneladas de material foram reaproveitadas.

A substituição das sacolas nos supermercados nasceu de um acordo baseado no projeto de lei 496/2007 e foi firmado entre a Associação de Supermercados Paulista (APAS), a Prefeitura, a Secretaria do Meio Ambiente, o Governo do Estado de São Paulo e o Procon-SP. Embora muitas pessoas apoiem à causa, ainda têm aquelas que reclamam por terem de comprar sacolas retornáveis ou adquirir a versão biodegradável.

Mas, pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 3 de fevereiro, os supermercados de São Paulo terão de disponibilizar alternativas gratuitas pelos próximos 60 dias (a partir da data citada) para os consumidores que não tiverem como transportar suas mercadorias. As caixas de papelão são uma das opções e caso elas não estejam disponíveis, o Código de Defesa do Consumidor prevê que o supermercado deve oferecer gratuitamente a sacola biodegradável.

Conforme informou em nota o Procon:

“Os estabelecimentos devem oferecer uma alternativa gratuita para que os consumidores possam finalizar sua compra de forma adequada, devendo essa medida ser adotada pelo tempo necessário à desagregação natural do hábito de consumo“.

Considerando situações como essas, entendemos a importância de as empresas se prepararem para eventuais questionamentos dos consumidores, preparando suas equipes de Atendimento e Vendas para oferecer respostas assertivas, levando em conta a plena satisfação dos clientes. 

Quer transformar desafios em oportunidades?

Então entre em contato com a ABC Consultores e saiba mais sobre a nossa Consultoria em Marketing. E lembre-se: o mercado não vai esperar!

_____________________________________

A ABC Consultores é uma Consultoria em Marketing com visão inovadora, que trabalha todos os pontos da empresa, desde a estruturação do próprio negócio, passando pela formação de equipes, até o direcionamento das ações de comunicação com o mercado.

Atendemos a cidade de Bauru e região tendo como o maior objetivo proporcionar resultados de negócios sólidos e eficazes para os nossos clientes. Entre em contato conosco AQUI e saiba como podemos te ajudar!

Esta entrada foi publicada em Dicas e Tendências, Oportunidades e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>