Preparando sua equipe de vendas para o Natal 2011

Estoques reforçados, loja especialmente ambientada e expectativas animadoras. Esses já são bons sinais agora para o final do ano. Mas e sua equipe de Vendas, está preparada para o Natal 2011?

De nada valerão os esforços se sua equipe, a “ponta da lança”, não estiver bem treinada e alinhada aos objetivos dos negócios com relação à data mais importante para o Varejo nacional. As metas devem estar bem claras, as promoções definidas e os apelos de Comunicação e Marketing muito bem compreendidos. Só assim os colaboradores poderão se engajar adequadamente à proposta da loja.

Vendas são pura energia, por essa razão, investir num clima agradável significa investir nos negócios da empresa. Com essa consciência os resultados certamente serão bastante positivos, tanto para os clientes como para a organização. É claro que simplesmente motivar a equipe não é suficiente. É preciso que os colaboradores unam o clima positivo a técnicas adequadas de atendimento, bem como de negociação e Vendas. Assim ao invés de produtos e serviços, a loja oferecerá soluções de compra capazes de gerar plena satisfação e fidelização dos clientes“  – Adriana Bastos Costa, diretora de Projetos da ABC Consultores.

É fundamental que todos estejam envolvidos pelo mesmo clima, pois os consumidores sentirão se houver alguma coisa fora do padrão. Isso vale, inclusive, para os trabalhadores temporários que têm o desafio de se harmonizar com os demais e com todo o ritmo do estabelecimento em pouco tempo de atuação.

Para o Natal deste ano, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), é prevista a criação de cerca de 160 mil empregos temporários, volume que representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Para gerir toda essa gente vai ser preciso muito profissionalismo e proatividade…

Diante do alto fluxo de movimento, da competitividade e dos novos colaboradores, um fator, mais do que nunca, é indispensável: a implantação de metas (quantitativas e qualitativas) acompanhada do monitoramento dos resultados. Como lembra Rodrigo Vasconcelos, consultor em Marketing da ABC Consultores, “não se pode gerenciar o que não se pode medir”.

É fundamental tratar essa questão com cautela, apoiando-a em mecanismos de controle claros e adequados, até mesmo para haver erros de interpretação e injustiças.

Uma forma de alinhar o andamento das vendas, o desempenho da equipe e de cada colaborador, é realizando reuniões semanais rápidas e dinâmicas, nas quais podem ser discutidos os resultados obtidos até então, associando orientações e readequações necessárias.

Para estimular um desempenho superior vale recorrer à política de reconhecimento para quem se destacar dentro do que for proposto, sendo que neste momento são importantes qualidades como: agilidade, criatividade, atenção, disposição, resiliência e, claro, poder de superação no cumprimento das metas.

Para finalizar, lembre que o atendimento é um grande influenciador de decisão dos consumidores. Este é o momento de atraí-los e de conquistá-los, por isso invista no preparo de sua equipe!

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A ABC Consultores é uma Consultoria em Marketing com visão inovadora, que trabalha todos os pontos da empresa, desde a estruturação do próprio negócio, passando pela formação de equipes, até o direcionamento das ações de comunicação com o mercado.

Atendemos a cidade de Bauru e região tendo como o maior objetivo proporcionar resultados de negócios sólidos e eficazes para os nossos clientes. Entre em contato conosco AQUI e saiba como podemos te ajudar!

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