De olho nas expectativas para as vendas do Natal 2011

A data mais importante do Varejo nacional se aproxima e quem atua no Comércio já deve estar preparado para ela. Este é o momento de investir nas vitrines, promoções e divulgação nos canais de comunicação, destacando os seus diferenciais para se sobressair entre a concorrência.

Neste momento é importante também estar atento aos movimentos do mercado, aos fatores relacionados às compras dos consumidores e às expectativas para o setor.

Você está por dentro?

Diante da inflação, da diminuição do crédito, da queda na criação de empregos e da desaceleração do ritmo de crescimento do país o poder de compra do consumidor brasileiro não resistiu e sofreu um arrefecimento, o qual, por sua vez, gerou projeções menos animadoras para o faturamento vindo do Natal 2011.

Após as vendas terem crescido cerca de 10% no mesmo período do ano passado, as previsões agora apontam para um aumento por volta de 5%. Diante disso e da experiência obtida com o Dia das Crianças, quando os resultados foram inferiores ao esperado, muitos varejistas já diminuíram seus estoques para não terem prejuízo.

Produtos da vez

Com relação aos produtos, móveis e eletroeletrônicos devem ter uma procura reduzida neste ano, cedendo espaço para aqueles de menor valor agregado. De acordo com o presidente da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior:

Vestuários e calçados devem ter um crescimento maior que 7%, pois a tendência é de que o consumidor perca o interesse em comprar eletroeletrônicos mais caros, pois eles já os possuem e são produtos que duram mais” – Fonte: InfoMoney.

Por outro lado, segundo ele, “devemos ter uma ascensão maior das classes D e E do que no ano passado, quando elas não tinham as mesmas condições de compra”.

Nesse cenário vale investir em ações personalizadas que chamem a atenção do consumidor pela comunicação direcionada, original e ousada, tudo sem esquecer de um bom Planejamento, claro.

Nos próximos posts traremos mais informações, ideias e dicas para você ir preparando melhor o seu negócio, a sua loja e comércio para o Natal 2011.

Acompanhe e boas vendas!

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