Rodrigo Vasconcelos coordena pesquisa de clima em empresas da região de Bauru

Sua empresa sabe realmente o que está acontecendo com ela e com seus colaboradores?

Aparentemente pode estar indo tudo bem, mas com um olhar mais profundo e uma análise mais apurada alguns sérios problemas podem ser identificados dentro da sua empresa.

Os colaboradores devem ser sempre valorizados e questionados sobre o clima organizacional, pois eles podem revelar informações preciosas sobre possíveis problemas que estão acontecendo, mas que não estão sendo tratados da maneira certa.

Com base em um trabalho acadêmico de campo realizado por alunos da FGP – Pederneiras/SP, Rodrigo Vasconcelos, docente e consultor da ABC Consultores, coordenou recentemente uma pesquisa de clima em empresas da região.

O objetivo foi identificar o nível de satisfação dos colaboradores com o clima organizacional e a visão dos gestores sobre os assuntos abordados.

Para a realização do estudo foram visitadas 15 empresas dos setores da Indústria, Comércio e Serviços. Ao todo foram ouvidos 205 colaboradores de todos os departamentos e 20 gestores, diretamente responsáveis pelo Recursos Humanos.

Como conta Rodrigo Vasconcelos:

“O resultado impressionou por várias incompatibilidades entre aquilo que os gestores acham que está funcionando, por aquilo que os colaboradores realmente sentem ou percebem como positivo no ambiente organizacional”.

Alguns resultados foram reveladores:

“No geral, o clima organizacional é favorável, porém muito frágil e com tendências a instabilidade pela indiferença de muitos colaboradores, e isso é preocupante. Nesse caso é recomendável um trabalho motivacional e de integração constante, inclusive com as lideranças. Já com relação aos pontos positivos percebidos pelos colaboradores, a visão dos gestores deixou a desejar, uma vez que eles não se mostraram plenamente envolvidos e cientes sobre aquilo que a equipe realmente valoriza. Na contratação o resultado foi típico de empresas situadas em nossa região. Além dos pontos citados, as indicações devem ser levadas mais em conta, já que os altos custos não permitem muitos erros no ato da contratação. “ concluiu o nosso consultor.

A pesquisa apontou também outros dados importantes referentes aos tópicos:

  • Nível de liberdade para propostas de melhorias;
  • Qualidade do relacionamento entre líderes e subordinados;
  • Nível de orientação para o mercado dos colaboradores;
  • Propostas para melhorias no ambiente de trabalho;
  • Cursos pretendidos pelos colaboradores e pela direção da empresa.

Cada empresa pesquisada receberá um relatório individual e o resultado geral poderá ser conferido na íntegra a partir de novembro no site da  no site da FGP.

_____________________________________

A ABC Consultores é uma Consultoria em Marketing com visão inovadora, que trabalha todos os pontos da empresa, desde a estruturação do próprio negócio, passando pela formação de equipes, até o direcionamento das ações de comunicação com o mercado.

Atendemos a cidade de Bauru e região tendo como o maior objetivo proporcionar resultados de negócios sólidos e eficazes para os nossos clientes. Entre em contato conosco AQUI e saiba como podemos te ajudar!

Esta entrada foi publicada em Aconteceu, Consultoria de Marketing e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Rodrigo Vasconcelos coordena pesquisa de clima em empresas da região de Bauru

  1. Um agradecimento especial as empresas participantes, direção FGP e a todos os alunos (as) envolvidos (as) e comprometidos com o sucesso do trabalho! Vocês se superaram! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>