Como as pequenas empresas podem desenvolver e fortalecer seu Marketing

Sem uma estratégia bem estruturada não dá para se manter no mercado e, mais do que isso, também não dá para crescer e se diferenciar da concorrência.

Assim como nas grandes, o Marketing nas pequenas e médias empresas deve ser levado a sério, sendo estudado e planejado de forma minuciosa, respeitando as proporções do negócio e do alcance da marca. Independentemente de se tornar conhecida do grande público, é necessário investir para que a mesma se torne forte e consolidada em seu mercado.

A identidade da marca precisa estar muito bem resolvida para que, assim, todos a compreendam com clareza e saibam o que esperar dela a partir de suas promessas, inclusive os próprios colaboradores da empresa, que serão fundamentais em sua divulgação. Essa, aliás, deve começar já no atendimento.

As pequenas empresas têm a oportunidade de realizar um excelente serviço nessa área, uma vez que para elas é mais fácil conhecer melhor seus clientes e tratá-los de forma bastante atenciosa e personalizada. A partir desse relacionamento mais próximo se torna possível compreender a fundo as expectativas do público e receber suas críticas e sugestões com facilidade.

Ferramentas importantes para ajudar tanto nesse relacionamento, quanto na divulgação de produtos e serviços, são as mídias sociais, onde a comunicação interativa é capaz de atrair novos consumidores e valorizar aqueles que já são clientes. As mídias sociais oferecem um jeito diferente e prático (mas cada vez mais utilizado) de ouvi-los e também de respondê-los, e o melhor: sem a necessidade de grandes gastos.

Hoje, para acompanhar a evolução do mercado, não dá mais para ignorar os avanços tecnológicos e as novas ferramentas. Por isso, as empresas devem ser pró-ativas, buscando se atualizar sempre para implementar melhorias e direcionar melhor a sua atuação.

É importante lembrar que cada passo dado deve contar com a base de um bom Planejamento de Marketing, a partir do qual irá se buscar identificar e compreender fatores como: fenômenos internos e externos que podem influenciar o desempenho do negócio; o comportamento de compra dos clientes; e a concorrência. Esses fatores são essenciais na definição do posicionamento da organização, de seus objetivos e das estratégias que serão utilizadas. Nesse ponto não há diferença entre as grandes e as pequenas empresas.

Uma Consultoria em Marketing poderá oferecer todo o suporte necessário para a sua atuação, prevendo e viabilizando as ações mais adequadas para cada caso.

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A ABC Consultores é uma Consultoria em Marketing com visão inovadora, que trabalha todos os pontos da empresa, desde a estruturação do próprio negócio, passando pela formação de equipes, até o direcionamento das ações de comunicação com o mercado.

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