Como dizer não ao cliente da melhor forma

Pode não ser fácil, mas muitas vezes é necessário. Dizer não ao cliente faz parte dos desafios de quem lida com Vendas.

Situações em que o consumidor exige por brindes (itens que não acompanham o produto), pede mais descontos e não aceita as propostas (possíveis) oferecidas, são alguns exemplos de quando um “não” é a melhor saída.

Mas é fundamental saber fazer isso com jeito, buscando sempre transformar o problema em uma oportunidade. Além disso, para tomar a atitude com segurança é preciso saber o valor que cada cliente representa, analisando quanto ele custa e quanto ele gera em benefícios para os resultados da empresa.

De qualquer forma, os esforços devem ser feitos para não perdê-lo, mesmo quando um de seus insistentes pedidos não pode ser atendido.

Nesse caso deve-se manter a postura e a educação explicando, se necessário, o porque do “não”. Por outro lado, em algumas oportunidades, diante de muita insistência, uma resposta mais direta, sem margem para discussão, pode ser a melhor forma de agir.

Cada consumidor tem um perfil comportamental próprio e o vendedor deve saber analisá-lo para dialogar adequadamente com o mesmo. Pode ser que um “não” ponderado traga um resultado mais positivo. Aqui o profissional considera o pedido, demonstrando compreensão, e explica que mesmo assim ele não poderá ser atendido. Deste modo, o vendedor busca mostrar que está do lado do cliente, o que contribui para continuar abrindo espaço à negociação.

De outra forma, pode-se oferecer outra solução, como um desconto de 15% ou invés de 30%, por exemplo. Caso a pessoa continue persistindo, a repetição do “não”, seco e também persistente, pode ajudar a fazê-la entender que aquilo que ela deseja não é possível.

Há diferentes situações, mas em todas elas é importante ter bem claro quais são as metas e os limites estabelecidos. Mostrar firmeza sem ser arrogante, estar atento sem prolongar uma situação inegociável e ter a consciência de que não é possível agradar em tudo e a todos, também é importante quando um “não” é resposta certa.

 Reflita sobre isso e alavanque os seus negócios!

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