A Consultoria em Marketing e os valores intangíveis das organizações

Embora a questão sobre os valores intangíveis nas organizações não destaque uma discussão nova, ela ainda continua sendo atual e de fundamental importância, principalmente porque muitas empresas ainda têm dificuldades para criar e gerenciar estes valores.

Um dos pontos centrais relacionados ao assunto é que não basta que esses ativos sejam reconhecidos apenas pela cultura corporativa interna. Para que sejam capazes de atuar como fatores de competitividade, valor e boa reputação, eles devem ser muito bem gerenciados para que, sobretudo, o cliente seja capaz de percebê-los como elementos de diferenciação.

Para o “guru do Marketing”, Marcos Cobra, há 8 tipos de valores destinados aos clientes, considerados elementos intangíveis:

  • status;
  • estética;
  • entretenimento;
  • eficiência;
  • excelência;
  • estima;
  • ética e espiritualidade.

Há estudos atuais que apontam os ativos intangíveis como a maior fonte de valor das empresas no Século 21, e a marca é um deles.

Trabalhá-la de modo enfático, descobrindo e explorando aspectos originais capazes de gerar identificação com o público, nunca foi tão importante. Mas é preciso estar atento, pois, como afirma um recente post publicado no blog da HSM, “mais importante que medir o valor de uma marca, por exemplo, é identificar periodicamente o que é preciso mudar e o que é possível manter em todo o processo”.

Para que os valores intangíveis de sua empresa sejam, de fato, eficientes para os seus negócios é importante também não deixar de lado o capital humano. É ele que irá promover a união de todos esses ativos, dando a “liga” necessária para o crescimento. Mas, é preciso lembrar: uma boa gestão é essencial!

Criar e desenvolver valores que sejam pertinentes e que se reflitam em um posicionamento estratégico no mercado exige visão ampla e um Planejamento de Marketing muito bem arquitetado. Por isso, a melhor opção é contar com os serviços de uma Consultoria em Marketing, que além de dispor das ferramentas e técnicas necessárias para trabalhar a questão dos ativos intangíveis, conta com experiência para alinhá-la às mudanças ocorridas no ambiente externo.

A ABC Consultores além de auxiliar você na estruturação do próprio negócio, na tomada de decisões e na criação de diferenciais competitivos, ainda oferece cursos e treinamentos de desenvolvimento profissional que ajudam manter a equipe instruída e focada nos objetivos a serem atingidos.

Entre em contato conosco e saiba mais!

_____________________________________

A ABC Consultores é uma Consultoria de Marketing com visão inovadora, que trabalha todos os pontos da empresa, desde a estruturação do próprio negócio, passando pela formação de equipes, até o direcionamento das ações de comunicação com o mercado.

Atendemos a cidade de Bauru e região tendo como o maior objetivo proporcionar resultados de negócios sólidos e eficazes para os nossos clientes. Entre em contato conosco AQUI e saiba como podemos te ajudar!

Esta entrada foi publicada em Consultoria de Marketing, Marca, Planejamento de Marketing e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>