Consultoria em Marketing Digital: 10 dicas para abrir um negócio na internet

Dinâmica, ágil, instigante, repleta de novidades e de oportunidades. A internet se tornou hoje a galinha dos ovos de ouro para muitos empresários, os quais passaram a adotar o Marketing Digital como uma de suas estratégias para se destacar em seu segmento e maximizar os seus resultados.

Embora a internet realmente esteja cheia de oportunidades, conforme também já dissemos em posts anteriores, é inegável que ela se torna uma arena cada vez mais competitiva.

Você está preparado para ela?

Uma Consultoria em Marketing Digital pode te ajudar e as dicas a seguir, baseadas um artigo do site da HSM, podem ser essenciais na fase inicial de estudo ou abertura de um negócio na internet. Confira!

  • Defina o foco: com a alta competitividade na web é fundamental explorar novos conceitos, nichos ainda pouco destacados. “O segredo está no foco, evitando entrar em setores dominados por grandes empresas, cujo poder de barganha é infinitamente superior”;
  • Defina os produtos e/ou serviços: escolha opções atrativas, cuja seleção não se restringe ao espaço da prateleira ou gôndola. “A vantagem da internet é que o estoque pode estar em local com menor custo por m2, como um galpão em alguma periferia ou até mesmo no próprio fornecedor”;
  • Crie uma identidade: utilize um nome curto e, de preferência, criativo. Elabore um logotipo claro, limpo e que passe a alma do seu negócio com personalidade;
  • Legalize: esteja atento às normas, a internet não está isenta delas. “Procure um contador de sua confiança e registre a empresa legalmente”;
  • Monte sua loja: apesar do custo de investimento ser menor para montar uma loja virtual, o planejamento sobre o negócio deve ser extremamente cauteloso e bem executado. Tudo estar no lugar certo, sendo exibido de modo claro e seguro. “E lembre-se que clientes virtuais são ainda mais impacientes que aqueles que trafegam nos corredores dos shoppings centers”;

  • Comprar ou alugar: para se manter com um negócio online é preciso fazer uma escolha: “adquirir os próprios servidores, funcionários especializados e locais adequados ou contratar os serviços de um provedor de hospedagem, pagando tarifas mensais por pacotes pré-definidos”;
  • Garanta uma compra segura: na internet segurança é essencial, e passar esta credibilidade também. É preciso investir em sistemas de proteção eficientes, tanto para a sua loja ou site, quanto para o consumidor e suas formas de pagamento;
  • Dê opções de pagamento: além de aceitar diversas bandeiras e modalidades, é interessante considerar as opções de depósito bancário e boletos. Disponibilizar um número de telefone ou fax e ter alguém treinado para atender as ligações é necessário para ampliar as possibilidades de negociação e para também transmitir segurança ao consumidor;
  • No mundo virtual o “soft oppening” é mais difícil: em estabelecimentos comerciais a chamada “inauguração prévia”, que serve como um período de adaptação, é comum. No mundo online é necessário fazer testes e buscar adaptar-se antes do site ou da loja ir para o ar.Simule compras, teste links, configurações, confronte produtos, códigos, descrições, preços e erros gramaticais. Utilize PCs, Macs e diferentes navegadores – Internet Explorer e Mozilla. Caso tenha a versão para celular, faça o mesmo utilizando alguns modelos chaves de diferentes fabricantes. Enfim, simule os processos de devolução de produtos, assistência técnica e telemarketing”;
  • Divulgue: marcar presença e ser facilmente encontrado na web é primordial. Utilize algumas ferramentas estratégicas, como links patrocinados, banners em portais com boa visibilidade, e-mail marketing, entre outras. Abuse da criatividade em suas peças.

Entre em contato com a ABC Consultores e saiba como podemos te ajudar. Afinal, dar os primeiros passos nunca é fácil…
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A ABC Consultores é uma Consultoria de Marketing com visão inovadora, que trabalha todos os pontos da empresa, desde a estruturação do próprio negócio, passando pela formação de equipes, até o direcionamento das ações de comunicação com o mercado.

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