Classe C lidera consumo no segmento de beleza e higiene e de produtos para o lar

O tema sobre o novo comportamento e poder de compra da classe C tem gerado inúmeras discussões, ganhando destaque nos meios de comunicação e nas reuniões das empresas que se preparam para atingir de modo mais enfático este mercado.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no final de 2009 a classe C reunia 95 milhões de brasileiros, correspondente a 50% da população. Já segundo projeções do Ministério da Fazenda, a expectativa é que em 2014 o percentual aumente, passando a representar 56% dos brasileiros.

Voltando aos dados do IBGE, só no ano passado os integrantes da “nova classe média” movimentaram R$ 881 bilhões, se consolidando como a maior consumidora de bens e serviços do país.

Para se ter ideia, um estudo desenvolvido pelo Instituto Data Popular revelou recentemente que em 2002 as classes A e B eram responsáveis por 56,6% do consumo de produtos para o lar, enquanto a C representava apenas 26,9%. Em 2010, no entanto, esta situação foi invertida: a classe média (C) passou a liderar o topo desta pirâmide com 43,3% do consumo (o equivalente a R$ 242,9 bilhões).

Outro segmento que passou a ter a liderança da classe C sobre o consumo foi o de produtos de higiene e beleza. Do total de R$ 43,4 bilhões gastos com estes itens em 2010, 45,6% foram desembolsados só por ela.


Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, defende que o aumento no volume de compras desses artigos é reflexo do cenário econômico favorável, que impulsionou o crescimento dos empregos formais e, consequentemente, permitiu o acesso ao crédito para aqueles que não o tinham.

Como comentado no post anterior, para se conquistar a nova classe média já não basta oferecer apenas preços acessíveis. Com dinheiro para gastar, esta fatia de consumidores tem priorizado cada vez mais fatores como qualidade, marca e atendimento, exigindo uma experiência de compra agradável em todos os sentidos, na qual elementos emocionais têm assumido um papel muito mais influente.

O que a sua empresa fará para conquistar estes consumidores?

Contar com um serviço de Consultoria de Marketing neste momento é fundamental. Muitas empresas precisam redirecionar os seus esforços, rever os seus investimentos de Marketing para que os consumidores desta nova classe média possam ser impactados de modo mais direto e eficaz. E juntamente com este redirecionamento, um reposicionamento da marca também pode ser necessário. Por isso, não dá para arriscar!

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