Qual a diferença entre Propaganda e Marketing? De qual deles a sua empresa precisa?

Ao ver uma propaganda na TV muitos empreendedores logo pensam: “é disso o que eu preciso”. Este posicionamento (precipitado) é muito comum quando não se tem experiência e quando o desejo de divulgar o seu incrível produto é tanto que nem se leva em consideração as ações por trás daquele anúncio televisivo – ou melhor, as estratégias que o conduziram.

De fato, anunciar produtos e serviços nos meios de comunicação pode ser um excelente meio para atingir os seus consumidores. De modo criativo, a Propaganda é capaz de despertar emoções e o interesse dos mesmos estimulando a atitude desejada: a compra.


Mas, nem sempre a Propaganda veiculada na TV, rádio, revista, internet, entre outros, será a ação mais indicada. Para uma empresa de pequeno porte, como um salão de beleza, o famoso boca a boca é uma excelente opção. Neste caso o que importa é conquistar o interesse do público do bairro e da cidade, não sendo necessário, portanto, gastos desnecessários com anúncios em veículos de grande cobertura.

A Propaganda deve estar adequada a uma série de fatores, como:

  • às necessidades e preferências de seus consumidores potenciais;
  • aos meios de comunicação que eles estão acostumados a acompanhar;
  • aos valores e tendências de comportamento capazes de gerar identificação;
  • à estética, linguagem e outros apelos estruturados para despertar e conquistar sua atenção e interesse;
  • à capacidade da empresa em fornecer na medida certa e com qualidade os itens anunciados, assim como outros elementos que fazem parte do ponto de venda.

Caso a Propaganda desperte uma expectativa que não pode ser cumprida, ela causará frustração, gerando o resultado oposto ao que se pretendia: a não compra do produto ou serviço e a disseminação de informações negativas sobre a sua empresa.

O que identifica tudo isso, busca as adequações necessárias e aponta os melhores caminhos para atingir os objetivos de modo satisfatório é o Marketing.

Market significa “mercado”, e acrescido do sufixo ing indica a ação de se atuar no mercado, o Planejamento do antes, durante e depois do processo de vendas.

O Marketing possui vários instrumentos que visam tornar um negócio bem sucedido, prevendo soluções que englobam o Composto Mercadológico, formado pelos conhecidos 4Ps:

  • Produto: qualidade, design, nome da marca, serviços, garantias, variedade do produto;
  • Preço: lista e política de preços, descontos, prazos de pagamento, condições de crédito;
  • Ponto de venda: localização, transporte, estoque;
  • Promoção: marketing direto, relações públicas, promoção de vendas e Propaganda.

Assim, a Propaganda é um dos instrumentos do Marketing, uma de suas estratégias mais conhecidas, mas que pode ou não ser a mais indicada para a sua empresa…

Uma Consultoria de Marketing pode ajudá-la a identificar quais são as ações mais adequadas, estudando o seu público, mercado, indicando os melhores canais de comunicação e distribuição, contemplando todos os aspectos apresentados nos 4Ps.

Por isso, antes de pensar em “fazer mais propaganda”, esteja certo de que, antes disso, é de um bom Planejamento de Marketing que a sua empresa precisa.

Reflita sobre isso e alavanque os seus negócios!

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A ABC Consultores é uma Consultoria de Marketing com visão inovadora, que trabalha todos os pontos da empresa, desde a estruturação do próprio negócio, passando pela formação de equipes, até o direcionamento das ações de comunicação com o mercado.

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