Contar com um Plano de Marketing é mesmo necessário?

Toda e qualquer empresa com objetivos a serem alcançados necessita de diretrizes que apontem quais ações são necessárias para alcançá-los em curto, médio ou longo prazo.

Seja para o reposicionamento no mercado, para o lançamento de novos produtos e serviços, ou até mesmo para o lançamento da própria empresa, é de vital importância contar com um documento que permita visualizar de modo prático (no sentido de se fazer aplicar) questões do tipo: por que, como, quando, com relação a quem, para chegar onde?

Este documento essencial é chamado de Plano de Marketing, o qual contém a descrição, a explicação e o modo como deverão ser executadas as Estratégias de Marketing que foram elaboradas a partir do Planejamento.

Desta forma, o “planejamento” é anterior ao “plano”, sendo um processo de intenso raciocínio que visa uma profunda análise do mercado e permite levantar um diagnóstico da situação da empresa (marca, produto ou serviço). Este diagnóstico, geralmente, é baseado em 3 dimensões:

  • Mercado: meio interno e externo (político, econômico, social, ambiental, legal) que envolve a organização, a segmentação de mercado, quem são os seus consumidores, fornecedores e concorrentes, entre outros fatores;
  • Concorrência: identificação/comparação melhor detalhada da concorrência, quotas de mercado, força das marcas, posicionamento estratégico da empresa e de seus concorrentes, onde é levado em conta: penetração, diversificação, especialização e expansão. Nesta dimensão também se analisa a política praticada nos 4 Ps pelos concorrentes, entre outros fatores;
  • Empresa: pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças (Análise SWOT). Volume de vendas, quota de mercado, notoriedade e imagem da marca, qualidades dos produtos/serviços, políticas de Marketing Mix (4Ps), recursos humanos e técnicos disponíveis, entre outros fatores.

Após realizar toda a identificação possível do universo da empresa, o Planejamento de Marketing define um Plano de Ação com as ferramentas estratégicas e os caminhos que serão adotados para atingir os objetivos e metas definidos.

A estratégia normalmente é baseada sobre os 4Ps (produto, preço, ponto de venda e promoção), apontando, inclusive, quem serão os responsáveis pela execução de cada etapa e o orçamento que será necessário para o seu desenvolvimento.

Tudo isto deve estar contido de modo organizado e claro no Plano de Marketing, um documento que irá direcionar toda a empresa para os resultados esperados.

Mas, é importante lembrar que o Plano de Marketing não deve ser consultado apenas para saber quais ações deverão ser aplicadas em determinado período; ele também é um documento de gerenciamento que, utilizado como tal, auxilia na tomada de decisão em caso de oscilações no ambiente, entre outras circunstâncias.

Não existe um único modelo de Plano de Marketing. Cada negócio é único e como tal deve contar com estratégias exclusivas, previstas e descritas para alcançar os seus objetivos com eficiência.

Se sua empresa não conta com um Plano de Marketing estruturado este é um bom momento para se preparar melhor para o próximo ano, afinal, o sucesso é o mínimo que os seus negócios merecem…

Reflita sobre isso e alavanque os seus negócios!

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