Seus clientes reclamam? Ainda bem…

Lidar com reclamações pode não ser a situação mais fácil para as empresas, mas é sem dúvida uma grande oportunidade para demonstrar equilíbrio, proximidade com o cliente, soluções ágeis e criativas, e bom atendimento. Além disso, quando a recuperação de serviços é tratada de modo profissional tem-se a chance de ajustar as operações e evitar erros futuros.

Sua equipe está pronta para isso?

Muitas empresas perdem clientes por descaso de seus colaboradores, principalmente na ocorrência de um problema ou reclamação. Isso acontece pela falta de habilidade em receber e tratar as críticas, o que neste caso ignorá-las se torna o caminho mais fácil – este é um modo eficaz para se demitir clientes, tema de um texto muito interessante de Sam Walton, fundador do Walmart, que você pode conferir AQUI.

Reclamações não devem ser encaradas apenas como a insatisfação do cliente com os seus serviços, mas também como a preocupação e interesse dele com a sua empresa e com o que ela tem para oferecer.

É muito melhor que ele entre em contato e se expresse do que permaneça apático, pois neste caso é bem provável que ele já tenha se decidido pela concorrência.

Quando devidamente tratadas, as reclamações podem se tornar premissas para a empresa identificar, analisar e buscar solucionar uma série de importantes fatores, como informações que podem estar faltando (sobre o próprio consumidor ou sobre os produtos e serviços), áreas que precisam ser melhoradas, funcionários ineficientes, políticas ultrapassadas, entre outros.

Para uma equipe de visão e proativa as reclamações servirão como uma mola propulsora para otimizações e mudanças positivas, as quais ajudarão a elevar o seu moral e desempenho.

Então, se os seus clientes reclamam: ainda bem!

A ABC Consultores pode ajudar a sua empresa com treinamentos, cursos e palestras personalizadas voltadas a motivação e formação de uma equipe atualizada que encanta e fideliza clientes.

Para saber mais sobre os nossos serviços basta entrar em contato conosco.

Reflita sobre isso e alavanque os seus negócios!

Esta entrada foi publicada em Atendimento, Consultoria de Marketing, Dicas e Tendêcnias e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>