É hora de mudar e buscar um novo posicionamento para a sua marca!

Quem quer se manter no mercado precisa se reinventar. Com o número de informações, produtos e serviços que hoje circulam pelos mercados do mundo todo (e que nos chegam do mundo todo), o poder de oferecer novidades que surpreendam aos consumidores, ou mesmo que conquiste novos, é fundamental.

Não importa qual o segmento, se sua empresa já conta com certo tempo de atuação, então talvez seja a hora de mudar e buscar um novo posicionamento para a sua marca…

Foi o que fez a Seda, presente no mercado desde 1968.

Nova linha de shampoos Seda.

A Seda vem trabalhando desde de julho do ano passado por um reposicionamento baseado na aproximação com o mundo da moda e dos profissionais de beleza.

O motivo para isto é que a empresa identificou uma demanda crescente de consumidores que estão exigindo produtos de qualidade superior.

Em entrevista ao Mundo do Marketing, Erik Galardi, Diretor de Marketing de produtos para cabelos da Unilever, explicou a razão do novo posicionamento: “Escolhemos a moda por duas razões. Primeiro porque cada vez mais o calendário de cabelo segue o de moda. Segundo porque o universo da moda ajuda a construir um reposicionamento mais premium da marca”.

A Estratégia de Marketing envolveu ações como a criação de um salão-conceito montado na Rua Oscar Freire em São Paulo, entre  agosto e outubro de 2009, onde as convidadas recebiam um diagnóstico capilar e um tratamento exclusivo com a nova linha de produtos.

O sucesso foi tão grande que ação foi levada para um stand na última edição do São Paulo Fashion Week, evento que, aliás, contou com o patrocínio oficial de Seda.

A ligação da marca com todo este universo é reforçada em sua comunicação e em suas promoções, como se pode notar pelo site e por vídeos como este:

A aproximação de Seda com os profissionais de beleza destaca uma estratégia clássica para gerar credibilidade e influenciar os consumidores. Mas a intenção não é só esta, a Unilever tem buscado de fato um relacionamento mais produtivo de sua marca com esses profissionais. Um exemplo disso é a criação do Seda Experts Club, uma espécie de clube de vantagens que oferece a eles a oportunidade de participarem de eventos e cursos.

O reposicionamento de Seda envolveu também mudanças no produto, que elevaram o seu custo em 20%. Contudo, como parte da Estratégia de Marketing de manter a marca democrática e acessível, o seu preço só sofreu alteração de 10%.

O resultado de todo o esforço é que o novo posicionamento de Seda gerou um crescimento de 2,3 pontos no market share, sendo responsável ainda pelo aumento da participação da classe AB.

Se você e sua empresa também querem se manter no mercado e transformar as novas necessidades dos consumidores em oportunidades, então é hora de investir em novidades em sua marca.

Como?

Você precisa de uma Consultoria de Marketing, por isso entre em contato com a ABC Consultores e saiba como podemos revitalizar a sua empresa e mostrar aos seus consumidores que ela tem muitos mais a oferecer!

Reflita sobre isso e alavanque os seus negócios!

Esta entrada foi publicada em Dicas e Tendêcnias, Marca e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>