A sua marca é o seu poder!

Você já reparou que as maiores marcas do mundo pertencem aos países mais poderosos?

Tudo bem, provavelmente você irá pensar: “é claro, pois os países mais ricos são os que possuem os maiores investimentos para construir marcas”.

Mas um artigo, no mínimo interessante, da Interbrand & Business Week divulgado no site da HSM traz a visão de Gerson Gantze, Consultor e professor da ESIC Business & Marketing School, que inverte essa lógica colocando as marcas como fatores de enriquecimentos daqueles países.

Veja bem: A história nos mostra que diferentes fatores determinaram o poder das nações ao longo do tempo. Em determinado período, o poder já foi dominado pelos povos que possuíam os maiores exércitos. Em outra parte da história eram mais poderosas as nações que tinham os melhores armamentos. Em outras ainda, as maiores colônias ou maior quantidade de metais.

Mais próximo de nosso tempo, a industrialização determinou o poderio/riqueza dos países, o que já não acontece mais… Isso pode ser comprovado se compararmos o a composição do PIB dos Estados Unidos e do Brasil.

O PIB dos Estados Unidos, país mais rico do mundo, envolve 78% de serviços, 21% de indústria e 1% de agropecuária. Já, o PIB do Brasil apresenta 65% de serviços, 29% de indústria e 6% de agropecuária.

Logo, não é mais a “industrialização” que assina  o desempenho vencedor de países ou empresas. Os mais ricos são justamente aqueles que detêm as maiores e melhores marcas do mundo. O próprio exemplo dos Estados Unidos demonstra isso: mais da metade das marcas mais poderosas são justamente de empresas norte-americanas!

Gantze defende que “o valor da marca tem uma relação direta com o desempenho e com a percepção que as pessoas têm sobre as empresas”.

Provavelmente você já sabia a importância de se ter uma marca forte, mas já havia parado para pensar o quão influente de fato ela pode ser?

A relação entre a riqueza das nações e das empresas com o valor de suas marcas mostra que realmente é possível construir uma marca eficiente, capaz de se aproximar e encantar seus consumidores, de se diferenciar das demais e de gerar resultados surpreendentes.

A ABC Consultores pode ajudar a sua empresa encontrando soluções personalizadas, próprias para o seu mercado e para a estratégia de comunicação mais adequada ao seu público.

A sua marca é o seu poder!

Reflita sobre isso e alavanque seus negócios!

Esta entrada foi publicada em Marca e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>